Foto: Daniele Brito/ Ascom Uefs

Aconteceu, na tarde desta segunda-feira (4), o primeiro encontro entre representantes da Secretaria do Planejamento (Seplan), da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A reunião teve como principal objetivo iniciar os debates para e encaminhamentos em busca do “o fortalecimento exponencial do planejamento do Estado, bem como a construção colaborativa de um novo modelo de governança integrada”, como afirmou Ailton Cardozo Junior, procurador-chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da PGE e um dos idealizadores da proposta.

Foto: Daniele Brito/ Ascom Uefs

Iniciando as apresentações, a reitora Amali Mussi trouxe um breve panorama sobre os números da Uefs, reafirmando a importância da participação da instituição no processo de pensar a governança de uma forma ampla e, ao mesmo tempo, também reorganizar as configurações do ensino, da pesquisa e da extensão dentro da universidade. ”Estamos felizes e muito conscientes da responsabilidade de participarmos desta construção conjunta que se inicia no dia de hoje. As ações da Uefs enquanto instituição impacta 150 municípios da Bahia, alcançando 15 dos 27 territórios de identidade. Temos muito a oferecer nos debates, nas propostas, mas, sem dúvidas, também muito a aprender com estes novos parceiros e parceiras da Seplan e PGE”, pontuou a reitora.

Link Personalizado

Para o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, a cooperação com as universidades é fundamental no processo de gestão das políticas públicas, e a experiência articulada com a PGE e a Uefs irá fortalecer tanto a governança do Plano Plurianual 2024-2027, quanto a visão estratégica de longo prazo do Estado.

“Partimos da problematização da realidade nos territórios para chegar na formulação das políticas públicas, que são materializadas nos instrumentos de planejamento, com os programas, compromissos e iniciativas previstas pela gestão estadual. Portanto, a universidade, enquanto polo de produção de conhecimento, a partir da reflexão crítica e da interação com os diversos atores sociais e econômicos, tem um papel decisivo nesse processo de escuta social e transformação da realidade, subsidiando as ações governamentais e potencializando as atividades de monitoramento e a avaliação dessas políticas com base em indicadores e metas”, finalizou o secretário.

Participaram do encontro pela PGE, o procurador-chefe da Procuradoria do Interior, Frederico Bernardes Caiado de Castro; o procurador-geral-adjunto para Assuntos Administrativos, e Ricardo José Costa Villaça. Além dos superintendentes da Seplan, Ranieri Barreto, de Planejamento Estratégico, Milton de Souza Coelho Filho, de Gestão Estratégica, Ninon Fernandes, de Orçamento Público, e Luiza Amélia Mello, de Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento.

Também estiveram presentes no encontro a Vice-Reitora, Evanilda Carvalho, as Pró-Reitoras Rita Brêda (Proex-Uefs) e Silvone Santa Bárbara (PPPG-Uefs), os professores Taise Bonfim, Evandro Nascimento e os gestores Jasmo Dantas, Carlos Eduardo Oliveira e Antônio de Macêdo Mota Junior.

Fonte: Ascom/Seplan