Foto: Divulgação/Saeb

O Governo do Estado acaba de automatizar todo o processo de solicitação, autorização, pagamento e prestação de contas das diárias para viagens a trabalho de seus servidores e empregados públicos por meio do RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br), o sistema informatizado de Gestão de Recursos Humanos do Estado. Obrigatório para todas as unidades do Poder Executivo Estadual, o novo Sistema de Concessão de Diárias foi instituído por meio do Decreto 26.646, do último dia 26 de fevereiro, com ações de treinamento para implantação progressiva já a partir desta segunda-feira, 11 de março.

“O novo sistema vai trazer muitas facilidades: vocês vão poder, por exemplo, solicitar diárias de casa ou de qualquer lugar com acesso à internet, utilizando celular ou tablet, de forma muito simples e ágil”, revelou, na última quarta-feira (6), o coordenador financeiro da Diretoria Geral da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Danilo Caribé, para uma plateia com 89 representantes das diretorias administrativas das diversas unidades do Estado.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Durante a reunião – realizada no auditório do Espaço Crescer, no prédio da Saeb/Setre, no CAB -, o grupo foi apresentado oficialmente à nova iniciativa, e pôde tirar as mais diversas dúvidas sobre o tema.

Cronograma

Na ocasião, os profissionais também conheceram o cronograma da primeira fase implantação do sistema. De acordo com a programação – que pode ser conferida, também, por meio da portaria Saeb n096/2024, publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (8) – a previsão é de, até 12 de julho, 57 órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual já estejam habilitados a aderir integralmente ao novo sistema. 

A Casa Civil, os Gabinetes do Governador e do Vice Governador, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e as Secretarias de Relações Institucionais (Serin) e Comunicação (Secom) serão as primeiras unidades a ter a ferramenta implantada, com treinamento programado para a próxima segunda-feira (11). Em paralelo, o Sistema de Diárias irá ainda fornecer aos usuários um serviço de atendimento de suporte técnico, que poderá ser acessado por meio do email suportediarias@saeb.ba.gov.br ou do telefone 3115-1583.

Vantagens

Uma das vantagens trazidas pelo novo sistema consiste na integração da gestão das diárias com a geração da folha de pagamento do Estado, o que possibilitará um controle maior sobre os dados, evitando falhas que poderiam trazer prejuízos para os cofres públicos. Em paralelo, o novo módulo também permitirá aos órgãos realizarem uma gestão centralizada e mais eficiente da concessão das diárias, já que as informações até então espalhadas em diferentes ambientes passarão a estar disponíveis em um só local.

A iniciativa vai, também, trazer mudanças para as rotinas das equipes, desde o processo de solicitação – realizado no Portal do RH Bahia por uma secretária ou outro servidor com perfil de administrador de diária – até a aprovação dos pedidos, a cargo dos gestores. Já para os servidores que viajarem a serviço, a grande novidade será o fato de que eles mesmos ficarão responsáveis por prestar contas das despesas realizadas, também por meio do Portal do RH Bahia. Todos os envolvidos serão avisados por meio de notificações no portal sobre o andamento do processo, prazos e aprovações necessários.

Fonte: Ascom/Saeb