Parte de uma nova política de segurança pública no estado, o programa Bahia pela Paz atuará em comunidades de Salvador e do interior, fomentando uma nova visão de cultura de paz, atuando na promoção da cidadania, da valorização da família e dos direitos de todos os baianos e baianas.

Está em consonância com a premissa do Governo do Estado, que reconhece que a violência perpassa por diferentes fatores e que não deve ser apenas combatida, mas também prevenida e evitada. Por isso, o Bahia pela Paz integra a modernização das ações policiais e de justiça ao desenvolvimento de ações sociais e comunitárias, transversais, integradas e efetivas.

Entre os principais objetivos e focos das ações que serão realizadas estão a redução das taxas de criminalidade e dos índices de violência letal contra as juventudes negras e periféricas; a promoção do desenvolvimento social e humano de jovens em situação de vulnerabilidade e suas famílias; a atuação integrada das políticas públicas nas comunidades; e a construção de uma Cultura de Paz com garantia de direitos em nosso estado.

O programa será executado a várias mãos, incluindo a participação de secretarias e órgãos estaduais, o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e sociedade civil, tendo cada ator papel fundamental para o êxito no desenvolvimento das ações e para o alcance de resultados positivos.