Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Uneb vai realizar a cerimônia de 10 anos de institucionalização da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf). O evento será nesta terça-feira (26), às 18h, no Teatro da universidade, no Campus I, em Salvador.

A solenidade é uma oportunidade para celebrar os avanços na promoção da equidade e no combate às desigualdades socioeconômicas, étnico-raciais, de gênero, de condição da deficiência e da neurotipia no ambiente acadêmico, e também para celebrar a ampliação da diversidade da comunidade acadêmica conseguida por meio das políticas de cotas, que promovem a pluralidade de experiências e as perspectivas nas formas de Ser, Viver, Fazer a Uneb.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas da Uneb nasce de um contexto de luta, de reafirmação dos processos de resistência que os movimentos sociais e principalmente o Movimento Negro à comunidade acadêmica, visto que as políticas de ações afirmativas implementadas pela nossa universidade, ao longo de sua existência, refletem esse compromisso contundente na luta contra todas as formas de discriminação”, destaca a pró-reitora da Proaf, Dina Maria Rosário.

O evento, gratuito e aberto ao público, reservará o lançamento do selo comemorativo e do terceiro volume da Série Afirmativa, edição que marca comemoração de uma década de atuação da pró-reitoria, além de intervenções artísticas. A cerimônia será transmitida pelo canal da TV Uneb, no YouTube.

Proaf

Instituída por meio da Resolução nº 1023/2014 do Conselho Universitário (Consu) e com regimento aprovado em 2019, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas da Uneb nasceu como a primeira pró-reitoria de uma universidade pública voltada exclusivamente para as ações afirmativas do Brasil.

O órgão, da Administração Superior da Universidade, é responsável pelo acompanhamento, promoção e criação de estratégias para as ações afirmativas. Uma das ações mais abrangentes é o Sistema de Cotas para ingresso no Ensino Superior na instituição.

Fonte: Ascom/Uneb