Foto: Divulgação/Febac

A 1ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem vai acontecer na cidade de São Félix neste domingo (21), a partir das 9h30. As águas do Rio Paraguaçu serão o palco das primeiras remadas do circuito que vai seguir até o final do ano com sete etapas pelos principais rios do estado.

Em São Félix, o evento vai reunir mais de 120 atletas das cidades de Itacaré, Maraú, Ubatã, Camamu e Ubaitaba. A competição é promovida pela Federação Baiana de Canoagem (Febac), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), das prefeituras locais, das entidades esportivas de cada cidade e da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Circuito

Neste ano, quando acontece mais uma edição da Olimpíada, o circuito baiano da modalidade, que tem a Bahia como principal celeiro, ganha ainda mais força e visibilidade. As etapas serão realizadas em São Félix, em abril; Camamu, em maio; Itajuípe, em junho; Ubaitaba, em julho; Itacaré, em setembro; Ubatã, em outubro; e Maraú, em novembro.

A presidente da Febac, Camila Lima, comenta as expectativas para o circuito deste ano: “a Bahia já é o principal celeiro do país na modalidade tanto com os principais atletas em nível mundial como os resultados nas competições nacionais. As nossas entidades lideram sempre o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Então, a expectativa é de que sempre surjam novos talentos nas competições estaduais.”

Ela também agradece ao apoio da Sudesb na realização de eventos, no apoio aos atletas e na parceria em projetos sociais de iniciação esportiva e aperfeiçoamento técnico. Para Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, as ações contribuem para consolidar o esporte como ferramenta educacional, de inclusão social e no desenvolvimento dos atletas.

“A Sudesb tem apoiado a canoagem há muito tempo e o resultado já está para todos verem. Em mais um ano olímpico, as chances de baianos medalhando na canoagem continuam altas. Mas não paramos por aí. Todo ano apoiamos o fomento de um circuito completo para os nossos atletas e garantimos as suas participações nas competições nacionais. Além disso, o Governo do Estado investe na infraestrutura esportiva, com os centros de canoagem pelo estado, e no fomento, com um projeto mais amplo do Remando em Águas Baianas, abrangendo a região do Rio Paraguaçu”, pontua.

Fonte: Ascom/Sudesb