Capacitação transforma pescadores em empreendedores de agroindústria em comunidade de Pilão Arcado
Foto: Francisco Leandro

A Colônia dos Pescadores e Pescadoras Artesanal Z-49, localizada na Vila de Pescadores da Passagem, no município de Pilão Arcado, no território Sertão do São Francisco, recebeu, neste mês a Oficina de Beneficiamento e Manipulação do Pescado. Promovida com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a oficina teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos pescadores e pescadoras da região, visando impulsionar o sucesso da agroindústria pesqueira local.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e técnicas fundamentais para a melhoria da qualidade e valorização dos produtos pesqueiros. Eliana Vargas, pescadora da comunidade de Pedreira, expressou sua satisfação com os ensinamentos recebidos. “Aprendemos muito para ampliar o nosso trabalho e levar nossos produtos ao mercado com mais qualidade, o que trará muitos benefícios para nós, mulheres pescadoras, que antes não éramos reconhecidas”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Francisco Leandro

A programação da oficina incluiu palestras sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Operacionais Padronizados (PO), orientações relacionadas à crise sanitária, educação financeira e preços sustentáveis. Além disso, foram realizadas atividades práticas, como a oficina de beneficiamento das carcaças, com ensinamentos sobre filetagem, remoção de espinhas, embalagem e armazenamento. Os participantes também aprenderam técnicas para a produção de cortes especiais, preparação de hambúrgueres, temperos, almôndegas, caldos, linguiças, peixe no palito e bolinhos de peixe.

Com a capacitação, a Unidade de Beneficiamento de Pescado está pronta para iniciar as operações. Equipada e requalificada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a agroindústria pesqueira tem capacidade para beneficiar em média 400 kg de pescado por dia, armazenar até seis toneladas na câmara de resfriamento e produzir 1.500 quilos de gelo a cada 24 horas.

Ademilson Teixeira, da Colônia de Pescadores, compartilhou a realização do sonho do grupo ao conseguir a Unidade de Beneficiamento do Pescado. “Foi um sonho que se tornou realidade”.

Fonte: Ascom/CAR