Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O IIº Encontro de Jovens Gestores e Gestoras da Bahia começou nesta segunda-feira (29), reunindo 40 superintendentes, secretários, diretores e coordenadores de órgãos de municípios da Bahia que trabalham com políticas para a juventude, na Governadoria, em Salvador. Serão dois dias de atividades formativas, que terminam nesta terça-feira (30), com debates com secretários de Estado e com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Governo Federal.

O coordenador-geral de Políticas de Juventude do Estado Nivaldo Millet explicou que o segundo encontro tem o intuito de qualificar as políticas municipais para a juventude, mas, também, será um momento de participação dos gestores na atualização do Plano Estadual da Juventude e do Estatuto da Juventude. Isso se dará a partir das necessidades apresentadas por cada território de identidade da Bahia.

Link Personalizado

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

“Nós estamos garantindo, aqui, a formação na área da política pública para a juventude e debatendo a atualização do Plano Estadual da Juventude, do Sistema Nacional de Juventude e do Estatuto da Juventude. Nós precisamos garantir que os prefeitos e as prefeitas possam ampliar a capacidade técnica desses órgãos gestores. É preciso que, na ponta, os municípios tenham capilaridade e condição de fazer o seu papel”, destacou Millet.

Para a reformulação da Política Estadual e do Estatuto da Juventude, o diretor de Políticas Transversais da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Florentino Júnior, vai apresentar alguns dos principais debates e demandas apresentadas durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorreu, em dezembro, em Brasília. “Emprego e renda, e saúde mental foram as pautas mais apontadas. A partir das propostas que, inclusive, foram aprovadas nessa 4ª Conferência, nós estamos elaborando nosso Plano Nacional de Juventude e construindo políticas públicas específicas em todo território nacional”, pontuou Florentino Júnior, que representa o Governo Federal no Encontro.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Para Pauline Souza, superintendente de Juventude da cidade de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, o encontro é a certeza de que as políticas públicas podem chegar à ponta, no interior do estado. “Para a gente, enquanto gestor de juventude do interior, esse encontro é um compromisso com as políticas públicas para que elas, de fato, tenham mais alcance, cheguem a mais municípios”, avaliou a gestora.

O superintendente de Infância e Juventude de Porto Seguro, Guilherme Antônio Braga, dividiu que espera aprender muito sobre política pública para a juventude: “para nós, que viemos de municípios pequenos, com poucos habitantes, é importante termos esse espaço aqui para destrinchar as políticas públicas. Lá, no nosso município, vamos realizar um evento muito importante chamado Feira da Juventude, para dar vez e voz para a nossa juventude, por exemplo”.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A mesa de abertura contou com a participação dos parlamentares mais jovens da Bahia, como Talyta Trindade, vereadora e presidente da Câmara de Várzea da Roça; e o deputado estadual Matheus Ferreira. Também participaram a secretária Ângela Guimarães, de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); o titular da pasta de Relações Institucionais do Estado (Serin), Jonival Lucas, e Denilson Santana, presidente do Conselho de Juventude (Cejuve), Nivaldo Millet.

Na mesa de abertura, os convidados contextualizaram os gestores municipais sobre as políticas de transferência de renda para a juventude, como o ‘Pé de Meia’, do Governo Federal; sobre o programa Primeiro Emprego, do Governo da Bahia; políticas que tornaram possíveis a universalização do Ensino Médio; a implementação das cotas raciais nas universidades públicas e outras políticas sociais que têm beneficiado jovens periféricos da Bahia nos últimos anos.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Nos dois dias do evento, realizado pela Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), também serão discutidas a atualização do Programa Identidade Jovem (ID Jovem) – carteira que dá benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e garante vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual desde 2015. Será apresentado, ainda, o Plano Nacional da Juventude Negra Viva.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA