Implantação de barreiro em comunidade rural de Poções garante água e segurança alimentar
Fotos: Geraldo Carvalho-Ascom/CAR

Na comunidade de Roçado Grande, no município de Poções, a implantação de um barreiro comunitário está transformando a realidade dos agricultores familiares locais. Esta iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), via Programa Água para Todos, tem sido crucial para garantir o acesso à água mesmo em tempos de estiagem prolongada.

Do ano passado para este ano de 2024, 13 barreiros foram entregues e mais 31 estão sendo concluídos em todo o estado. Para a coordenadora do Água para Todos/CAR, Kamilla Santos, a construção do barreiro é uma importante ação para as comunidades rurais. “A ação reserva a água da chuva por um período prolongado possibilitando às famílias a utilização para o cuidado com os animais, o uso doméstico e para pequenas irrigações. O investimento proporciona melhoria na qualidade de vida das pessoas e promove a segurança hídrica”.

Link Personalizado

Fotos: Geraldo Carvalho-Ascom/CAR

Com as últimas chuvas de trovoada, o barreiro comunitário, em Roçado Grande, está cheio e em pleno funcionamento, pronto para atender às necessidades da população. A ação, que conta também com o apoio da Prefeitura Municipal, exemplifica o compromisso com a segurança hídrica e alimentar das comunidades rurais.

Os barreiros comunitários, também conhecidos como pequenas barragens, são estruturas de micro e pequeno porte, projetadas para armazenar água. Localizados em áreas isoladas e afastadas de aglomerações urbanas, esses barramentos são essenciais para reduzir os impactos ambientais enquanto garantem o acesso à água para produção e dessedentação animal.

A implantação do barreiro em Roçado Grande, pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), trouxe benefícios para agricultores familiares como Aurenita Pereira, uma das moradoras da comunidade, que destaca a significativa melhoria na qualidade de vida. “Aqui melhorou muito. Antes, para dar água aos animais, a gente tinha que cavar o ribeirão, fazer poço. Hoje, os animais bebem água à vontade e serve para a gente também. Já podemos também fazer um plantio, fazer uma horta”.

Fotos: Geraldo Carvalho-Ascom/CAR

Da mesma forma, Derson dos Santos, enfatiza a importância do barreiro para a agricultura local. “Foi importante para nós e para toda a comunidade. Vamos trabalhar para fazer nossos plantios de milho e feijão e já tem muito animal nessas beiradas aproveitando e até peixe. Daqui uns dias vamos estar pescando. Água é vida!”.

Com o barreiro em pleno funcionamento, os agricultores de Roçado Grande estão mais preparados para enfrentar os desafios da estiagem, garantindo não apenas a sobrevivência de suas plantações e rebanhos, mas também a prosperidade e a segurança alimentar de suas famílias e comunidade como um todo.

Fonte: Ascom/CAR