Programa Bahia Sem Fogo reforça combate aos incêndios florestais no estado
Foto: Divulgação/CBMBA

Na próxima quinta-feira (11), em comemoração ao Dia da Chapada Diamantina, a cidade de Andaraí, a 423 quilômetros de Salvador, receberá a Caravana Bahia Sem Fogo, uma iniciativa pioneira do Governo do Estado que visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários, na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado. A caravana promoverá um espaço de mobilização e participação da sociedade, com a realização de oficinas e entrega qualificada de materiais socioeducativos, além da distribuição de equipamentos de Proteção Individual e Coletiva para as brigadas cadastradas.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, esse ano, o Governo do Estado chega mais cedo às áreas historicamente afetadas com as queimadas, de uma forma inédita levando ações educativas e de prevenção. “A Caravana Bahia Sem Fogo é uma ação transversal com a participação de diversas secretarias e órgãos do Governo que estão empenhados em construir estratégias eficazes de prevenção, levando em consideração o protagonismo dos atores sociais locais, ou seja, envolver as comunidades que estão na ponta, as primeiras a serem afetadas. Serão investimentos e ações que vão ampliar o poder de prevenção e monitoramento”, destacou.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Durante a Caravana, uma equipe de gestores, educadores e especialistas em meio ambiente, vai percorrer as cidades da Chapada Diamantina, que tiveram ocorrências de incêndios florestais nos últimos anos, promovendo capacitações, rodas de conversas e sensibilização nas escolas, sindicatos rurais, nas sedes das brigadas voluntárias, associações de guias e agricultores, e demais entidades envolvidas.

Além de Andaraí, também serão visitados os municípios de Ibicoara, Palmeiras, Iraquara, Abaíra, Piatã, Rio de Contas, Lençóis, Mucugê e Barra da Estiva, totalizando 11 municípios na Chapada. No mês de maio, a Caravana seguirá para a região Oeste do estado.

O projeto faz parte do programa de mesmo nome, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Incêndios Florestais

Historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, período de estiagem em grande parte da Bahia. A cada ano o programa Bahia Sem Fogo vem aperfeiçoando sua atuação, realizando campanhas anuais de prevenção e fiscalização voltadas para os municípios com maior ocorrência de incêndios florestais no estado, que estão nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste Baiano.

Fonte: Ascom/Inema