Praça da Ciência é entregue à comunidade escolar de Feira da Santana
Fotos: Milena Monteira- Ascom/Secti

Um ambiente que estimula o aprendizado científico de maneira lúdica e interativa. Essa é a Praça da Ciência. Uma ação do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria da Educação. Na quinta-feira (25), mais uma praça foi entregue, desta vez ao município de Feira de Santana, no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand. No total, nesta nova fase que instala praças dentro das escalas, oito unidades escolares foram beneficiadas, sendo duas municipais e seis estaduais, somando um investimento de R$ 1,2 milhão.

A Praça da Ciência conta com balanço, alavanca, gangorra, bicicletas geradoras, torre infinita, harpa e concha acústica, aparelhos que fomentam o aprendizado de várias ciências, como física e matemática. A iniciativa faz parte do Bahia Mais Inovadora, programa da Secti que tem o investimento de R$ 1 bilhão nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O equipamento conta com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Lídice da Mata, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), bem como contrapartida estadual.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Fotos: Milena Monteira- Ascom/Secti

Sahada Luedy, diretora de Políticas e Programas da Secti e também coordenadora do projeto, fala sobre o objetivo da ação. “Oito escolas foram beneficiadas com esse projeto que consegue levar para a escola formas de estudar ciência ludicamente. Com esses equipamentos, que sempre trazem interatividade, os estudantes podem aprender com mais facilidade conceitos básicos e um pouco mais complexos da física. Esse mini museu de ciência dentro de uma escola serve também como sequências didáticas de várias matérias”.

A diretora do centro de educação, Leislyani Costa, ressalta o significado de ensinar de forma mais interativa. “Somos muito privilegiados. Esse equipamento é fundamental para esse novo modelo de educação, que é a escola multifacetada, que tem que trazer essas inovações. Isso aqui é a ciência viva. Se estamos em pé, é física. Se estamos contando, é a matemática. Aqui podemos trabalhar de uma forma mais prática a vivência daquilo que aprendemos na sala de aula. É o exercício das nossas competências, na verdade. Então, somos muito gratos”.

Fotos: Milena Monteira- Ascom/Secti

Para o professor de química, física e matemática, mestre Edmilson Alves, o espaço é um bom local para estimular o saber científico dos alunos. “O professor e os alunos têm tudo nas mãos para colocar em prática conceitos de física, visualizando na prática características de alavancas, máquinas simples, transformação de energia e todos os necessários para aprender conceitos de física na prática. Esse é um bom incentivo para o aprendizado, estimulando o aluno a querer sempre aprender mais ao praticar algo”, afirma.

O estudante do segundo ano do ensino médio, Heitor Calazans, de 16 anos, destaca a importância da escola promover aulas práticas. “É uma forma de interação diferente com a matéria. Põe em prática alguns assuntos que estavam somente no conceito. É uma forma diferenciada dos alunos interagirem. Além disso, é um jeito de fixar melhor a matéria estudada dentro da sala de aula, assim, saímos um pouco do cotidiano”.

O evento de inauguração contou com a presença do deputado federal Zé Neto, da superintendente de Políticas para Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova Cavalcante, do diretor do NTE 19, Murilo Cerqueira, do representante da deputada Lídice da Mata, Rodrigo Hita, dentre outras autoridades.

Fonte: Ascom/Secti