Foto: Daniel Thame/GOVBA

Professores e estudantes do Centro de Educação Profissional Nelson Schaun (Ceep do Chocolate Ilhéus), da rede estadual de ensino na Bahia, tiveram um trabalho científico intitulado “Solar Parabolic Cooker” aprovado no V International Simposium on Science, Innovation and Modeling in Materials – Isscim (Simpósio Internacional de Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais), promovido pelo Procimm da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Trata-se de um projeto da criação de um fogão solar acessível que não só forneça uma fonte limpa e econômica de energia para cozinhar, mas, também, ajude a reduzir os impactos ambientais da atividade humana.

O trabalho contou com a participação do professor-autor, mestre Geraldo Porto de Araújo, e os professores co-autores mestre Pablo Fernandes Costa de Marinho e especialista Tatiana Pereira Correia do Nascimento. Também participaram alunos egressos do curso técnico em eletromecânica do CEEP do Chocolate, Alan Santos, Fillipe Santos e Micael Santana.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

“Focamos especialmente na otimização do revestimento refletor do fogão solar, utilizando modelagem de feixes de luz convergentes para maximizar sua eficiência energética. O protótipo do fogão solar utiliza materiais acessíveis, como sucata de antenas parabólicas, para facilitar sua fabricação e obtenção de componentes”, afirma o professor Geraldo Porto.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

Durante o processo de validação do projeto, foram realizados testes experimentais para avaliar o desempenho do protótipo, incluindo medições de temperatura e eficiência energética, visando aprimorar o design e revestimento. “Este projeto interdisciplinar combina conhecimentos de óptica geométrica, engenharia de materiais e design sustentável para contribuir significativamente para o aproveitamento de energias limpas e enfrentar os desafios sociais e ambientais e valorizando a ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo nos estudantes da rede pública no processo de aprendizagem”, destaca o gestor do CEEP do Chocolate Nelson Schaun, Julierme Barros Couto.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

Texto: Daniel Thame/GOVBA