Mais de 700 quilos de alumínio foram coletados no primeiro dia da Micareta de Feira
Foto: Divulgação Cama e Artemares

O projeto pioneiro Micareta Sustentável e Solidária coletou 743 quilos de latas de alumínio e 143 quilos de embalagens plásticas e pet no primeiro dia da Micareta de Feira de Santana, evento que começou na quinta-feira (18) e vai até domingo (21).  A iniciativa é executada pela  Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (ARTEMARES) e a ONG Centro de Arte e Mieo Ambiente (CAMA), ambas integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC-BA).

A ação conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a  Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Secretaria do Meio Ambiente (SEMA); Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), além do Ministério Público do Trabalho da Bahia e outras instituições, inclusive da iniciativa privada.

Link Personalizado

Foto: Divulgação Cama e Artemares

Semelhante ao Eco Folia Solidária realizado no Carnaval de Salvador, o projeto tem como objetivo promover melhores condições de trabalho e renda para catadores e catadoras de materiais recicláveis autônomos e associados, por meio da gestão sustentável dos resíduos sólidos. “O objetivo é ampliarmos cada vez mais iniciativas como essa que geram renda, dão visibilidade aos profissionais catadores e contribuem para a redução do impacto ambiental”, disse Júlio Santana, coordenador de Formação e Divulgação de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre.

O presidente da ARTEMARES, Jailton Cardoso, destaca a importância da iniciativa: “estamos comprometidos em garantir a dignidade e o reconhecimento do trabalho dos catadores e catadoras, promovendo a inclusão social e ambiental durante a Micareta de Feira.”

Foto: Divulgação Cama e Artemares

O  “Micareta Sustentável e Solidária” beneficia diretamente 300 catadores (as) autônomos, além de 60 associados da ARTEMARES, ultrapassando a expectativa inicial de 130 trabalhadores (as). Todos os participantes receberam kits de equipamentos de proteção individual (luva, bota, meião, protetor auricular e capa de chuva), fardamento (camisa e calça) e foram cadastrados na Central de Valorização e Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis,  localizada estrategicamente no circuito da festa, na Avenida Presidente Dutra (em frente a antiga concessionária de veículos Norauto).

Além dos kits e cadastramento, catadores (as) autônomos (as) recebem orientações sobre segurança no trabalho, técnicas de separação de materiais e boas práticas ambientais. Esta iniciativa busca não só garantir melhores condições de trabalho, mas também promover o desenvolvimento profissional e a conscientização ambiental entre os participantes.

Foto: Divulgação Cama e Artemares

“A central está disponível no circuito da festa, facilitando a coleta e o destino sustentável desses resíduos. Catadores (as) autônomos (as) serão responsáveis pela coleta dos resíduos sólidos e os associados pela gestão da central, pela comercialização solidária e a destinação final adequada dos resíduos sólidos para reciclagem”, explica Joilson Santana, coordenador executivo da ONG CAMA. Ainda segundo ele, “é fundamental sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem e valorizar o trabalho de catadores (as), contribuindo para um evento mais sustentável e inclusivo.”

Fonte: Ascom/Setre, com informações da Viver Mais Comunicação