Projetos da SPM são apresentados no 2º Encontro de Mulheres Rurais do território de Irecê
Foto: Ascom/SPM

Para debater o tema “Mulheres rurais e da cidade – unidas pelo bem viver”, mais de 130 mulheres participaram do 2º Encontro de Mulheres Rurais do território de identidade de Irecê, que aconteceu nessas quinta e sexta-feira (18 e 19), na Casa dos Anjos, no município de Irecê.  O objetivo foi debater a ampliação e acesso às políticas públicas para mulheres rurais e contribuir para as conquistas por direitos sociais, equidade, acesso à política e autonomia.

A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, participou do encontro e falou sobre o alcance deste engajamento coletivo. “O dia foi muito especial com as mulheres rurais e da cidade, em um diálogo sobre as metas prioritárias e as políticas públicas, principalmente, no que diz respeito ao enfrentamento e à prevenção às violências e também sobre a autonomia econômica da vida das mulheres. Ressaltamos o compromisso da Secretaria para as Mulheres de construir, defender e executar políticas públicas para todas as mulheres do nosso Estado”, enfatizou.

Link Personalizado

Foto: Ascom/SPM

Dora Alves Cavalcante, agricultora do município de Xique-Xique, participou do encontro pela segunda vez e falou entusiasmada sobre o impacto na vida das mulheres. “Esse encontro é de muita importância. Só temos a ganhar sabedoria, principalmente para cuidar da nossa saúde mental, psicológica e física”, afirmou.  A agricultora Maria da Soledade Feitosa, de Itaguaçu, também acredita que foi um momento é de aprendizado. “O encontro foi muito bom. Tenho 76 anos e sempre participo dos encontros de mulheres rurais, aprendo muitas coisas e levo os ensinamentos para a comunidade rural onde moro. Agradeço as mulheres que organizaram o encontro pelo aprendizado. Quando chego na roça e alguém me procurar, sei o que dizer”, disse.

Para Fátima Rocha, representante do Instituto Vida por Vida, que trabalha com autonomia econômica e financeira para mulheres no Território de Irecê, o encontro servirá para a implantação de uma cooperativa de mulheres. “Estou contemplada. Participei de uma oficina muito importante de autonomia econômica e foi um start para um trabalho que já estamos desenvolvendo no território. O instituto vai ser uma incubadora de empreendimentos solidários e, a partir dessa oficina, vamos criar uma cooperativa de produção de mulheres e uma loja colaborativa, com esse empreendimento de produtos artesanais. Esse encontro vem agregar, acolher mulheres rurais, e da cidade”, destacou.

Foto: Ascom/SPM

O encontro foi uma iniciativa da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM), com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e do Grupo de Trabalho (GT) de Mulheres. Na oportunidade, também, foi eleita a coordenação do Grupo de Trabalho de mulheres do Colegiado Territorial de Irecê e a realizadas oficinas com os temas: “O que é ser feminista no universo rural”; “Conquistas da Marcha das Margaridas”; “Apresentação do Projeto Cooperativa com Elas”; “Edital da UNICAFES”; “Participação da mulher na política”; “As mulheres e os desafios ambientais e climáticos”; e “Saúde mental das Mulheres”.

Fonte: Ascom/SPM