Secretários de Estado de todo o país debatem desafios da gestão pública em Salvador
Foto: Eduardo Freire/Saeb

Os principais desafios da gestão pública no Brasil – em áreas tão diferentes como contratação e gestão de pessoas, controle de gastos, inovação e modelos de parceria com a sociedade – estiveram em debate na mesa de discussões do 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). Promovido na última sexta-feira (19), em Salvador – em paralelo às atividades do Consad Express -, o Fórum reuniu secretários de administração dos 23 estados e do Distrito Federal, além de representantes do governo federal.

Tanto o Consad Express quanto o Fórum de Secretários são iniciativas do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Os eventos – que este ano tiveram a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) como órgão anfitrião –  mobilizaram mais de 400 lideranças e técnicos de órgão estaduais e federais, numa agenda intensiva de palestras e debates, iniciada na quinta-feira (18.04), no Hotel Deville.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“O Consad vem passando por um momento de muitos avanços que demonstram a força e o potencial do Conselho enquanto órgão articulador e com capacidade de intervir nas políticas públicas, com resultados diretos para as entregas feitas à população”,  afirmou o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes. “ Trata-se de um momento de crescimento e há muito trabalho a ser feito, não apenas a partir da parceria entre os órgãos, como em articulação com o governo federal e de forma propositiva”, complementou o presidente do Consad, Fabrício Barbosa, que é secretário da Administração e Gestão do Amazonas.

Durante o Fórum de secretários, também foram anunciadas iniciativas como o lançamento de uma Plataforma de Boas Práticas, que irá permitir o compartilhamento entre os órgãos de iniciativas bem-sucedidas nas mais diversas áreas, de forma ágil e prática, e a criação da Plataforma de Gestão Financeira do Consad.

Ainda durante o encontro, os secretários da Administração aprovaram o novo estatuto da entidade e elegeram o secretário da Administração do Piauí Samuel Pontes como novo vice-presidente do Conselho.

Acordo de cooperação

Outra iniciativa deliberada no fórum foi a assinatura de um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Secretários de Administração e a Saeb, por meio do Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (CIIAP). O objetivo é que o Consad e o CIIAP atuem de forma conjunta na prospecção e intercâmbio de iniciativas e projetos voltados para o incentivo à inovação e a melhoria da gestão pública e que estejam ancorados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Uma das principais frentes da parceria consiste na troca de conhecimento e no compartilhamento de experiências e lições aprendidas. Nesse contexto, uma das iniciativas previstas é o aprimoramento do site do CIIAP, de modo a fomentar a disseminação de informações e boas práticas de gestão.

Em paralelo, o acordo de cooperação prevê a preparação de artigos, publicações e estudos conjuntos, a identificação de metodologias na área de governança e administração pública, além de uma proposta de parceria para que os grupos de trabalho do Consad passem a fornecer insumos para as ações do CIIIAP em áreas como inovação, boas práticas de gestão e governo digital.

Fonte: Ascom/Saeb