Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas adentraram os circuitos da festa, conforme registrado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Esta é a primeira edição da festa em que a quantidade de indivíduos que passam pelos oito portais de abordagem é contabilizada.

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) na manhã desta sexta-feira (19), durante uma reunião de balanço, foram contabilizados 55.252 acessos nos portais de abordagem ao longo do evento. As autoridades também apreenderam 65 objetos proibidos e realizaram duas prisões em flagrante, resultando em termos circunstanciados. Felizmente, não foram registrados crimes graves nos circuitos da festa nem em suas proximidades.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O tenente-coronel Ricardo Matos, comandante da operação, enfatizou a importância das abordagens que estão sendo realizadas durante a Micareta de Feira: “esses portais são fundamentais para a segurança da festa, pois nos permitem identificar indivíduos suspeitos e impedir a entrada de objetos que possam representar riscos à integridade dos foliões. Estamos atentos para barrar a entrada de objetos como armas, garrafas de vidro, objetos cortantes, além de substâncias ilícitas, garantindo, assim, um ambiente seguro e tranquilo para todos os participantes”.

A cabeleireira Saroya Silva ficou animada com a experiência após a primeira noite da Micareta de Feira. “nunca me senti tão segura em uma micareta como nesta. A presença da policia faz toda a diferença. Estou aproveitando a festa com muito mais tranquilidade sabendo que estão cuidando da nossa segurança de forma tão eficaz”.

Atuação

A Segurança Pública registrou nove conduzidos à Delegacia Policial. Entre eles, um indivíduo foi conduzido por ameaçar uma mulher. Além disso, foram feitas conduções por outros delitos, sendo uma por ameaça, três por lesão corporal, três por suspeita de desacato e uma relacionada ao uso de tornozeleira eletrônica.

No circuito da micareta, foram notáveis as ausências de ocorrências graves. Não houve registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), tentativas de homicídio ou latrocínio, tampouco casos de estupro. Este cenário reflete a efetividade das medidas de segurança adotadas durante o evento, proporcionando um ambiente mais seguro para os foliões e participantes da festa.

Operação

Para assegurar a tranquilidade dos foliões durante toda a Micareta de Feira, que ocorre até domingo (21), a Secretaria da Segurança Pública mobilizou um contingente de 9,5 mil policiais e bombeiros. Pela primeira vez, a tecnologia de reconhecimento facial com solução de contagem de público está sendo empregada durante os quatro dias de festa, com um investimento de mais de R$ 10,4 milhões direcionados para o emprego de efetivo e tecnologia. Outra novidade nesta edição da Micareta de Feira é a implementação do Comitê Integrado de Inteligência e Análise (Ciia), que reforça ações integradas e de inteligência, contribuindo para uma atuação mais eficiente das forças de segurança.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

No que diz respeito à tecnologia utilizada, destacam-se 53 câmeras de videomonitoramento, sendo 22 equipadas com tecnologia de Reconhecimento Facial, que auxiliam no policiamento ostensivo e preventivo do evento. Além disso, dois Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) móveis estão estacionados em pontos estratégicos, enquanto equipes equipadas com 330 Terminais Móveis de Comunicação com tecnologia LTE possibilitam uma transmissão, recepção e conteúdo em linha exclusiva para utilização da polícia.

Em termos de estruturas, 74 postos policiais, sendo 45 elevados de observação, foram montados em diversos pontos para garantir o atendimento à população e o policiamento ostensivo em meio aos foliões. O evento também conta com cinco Postos Integrados de Observação, Delegacias Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Servvir), Especial de Área (DEA), do Adolescente Infrator (DAI), Central de Flagrantes, Postos especializados de Resposta Operacional e Tática e Gerenciamento de Riscos (Proteger), além dos Postos de Comando de Tropa da Polícia Militar, de Comando Estratégico, de Comando para o Corpo de Bombeiros Militar e Administrativos.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA