Agenda esportiva do final de semana conta com eventos apoiados pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb
Foto: João Ubaldo-Ascom/Sudesb

Diversos eventos esportivos movimentam o final de semana da capital e do interior com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Judô

Link Personalizado

O Ginásio Aníbal Brito, em Jequié, recebe a Super Etapa de Judô neste sábado, 18. A Federação Baiana de Judô (Febaju) promove a competição, que faz parte das atividades do calendário do Tour do Judô, em parceria com a Sudesb, com mais de 442 inscrições de atletas das classes sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior, iniciantes e veteranos.

Como parte do fomento ao judô na Bahia, o projeto segue pelas diversas regiões do estado com competições e ações de iniciação esportiva. Nesta edição da competição em Jequié, acontece também o Festival Infantil, que contemplará 200 crianças a partir de cinco anos e tem o objetivo de incentivar a prática da modalidade entre crianças e adolescentes dos núcleos de iniciação esportiva da região.

Foto: Divulgação/Jonas Farias

Boxe

O torneio Mulheres que Lutam: A Força do Boxe Feminino acontece neste sábado, 18, a partir das 14h, na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, em Lauro de Freitas. Exclusivamente para o público feminino pela primeira vez na história do boxe da Bahia, mais de 40 atletas estão inscritas nas categorias infantil (13 e 14 anos); cadete (15 e 16 anos); juvenil (17 e 18 anos); e elite (19 a 40 anos). Elas são oriundas de diversas cidades da Bahia, como: Salvador, Ilhéus, Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D’Ávila, São Felipe, Pojuca, Ruy Barbosa, Araçás, Ituaçu e Simões Filho. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Centro de Boxe

Neste final de semana, o Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, também sediará eventos estaduais de luta. O muaythai movimenta o local com o Festival de Muaythai no sábado, 18, a partir das 8h, e o Campeonato Baiano de Muaythai – Etapa 1 no domingo, 19, com a pesagem dos atletas entre as 8h e as 9h, a passagem das regras às 9h e o início das lutas a partir das 9h30.

Válido como a primeira competição do calendário da Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT) no ano, o torneio baiano terá cerca de 60 atletas de 15 equipes oriundas de cinco cidades na Bahia. Eles disputam as categorias entre 10 e 40 anos.

O kickboxing também marcará presença no Centro de Boxe com a primeira etapa do Campeonato Baiano de Kickboxing 2024 neste domingo, 19, a partir das 9h até aproximadamente as 17h. Em mais de 35 lutas, cerca de 70 atletas das cidades de Alagoinhas, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Madre de Deus, Salvador, Simões Filho, Tanquinho e Vera Cruz vão disputar o evento da Federação de kickboxing da Bahia (FKBA). A entrada é mediante a doação de 1 kg de alimento perecível ou produto de higiene para serem doados para o estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação/Jonas Farias

Estádio de Pituaçu

O final de semana também terá bola rolando nos equipamentos esportivos da Sudesb. O Campeonato Baiano Sub-20 de Futebol Masculino 2024 terá duas partidas no Estádio de Pituaçu. Essa será a última rodada da fase de grupos da disputa. O Camaçariense enfrenta o SSA na sexta-feira, 17, às 15h, com ambas as equipes buscando umas das últimas vagas para as quartas de final. Já no sábado, 18, o Bahia, já classificado, joga contra o Atlético de Alagoinhas, já eliminado, também às 15h.

Ciclismo

A região de Senhor do Bonfim recebe a terceira edição do Pienorte MTB XCM nestes sábado, 18, e domingo, 19, nas categorias pro (75 km), sport (55 km) e turismo (35 km). No primeiro dia, serão realizados o congresso técnico com a entrega de kits, as vistorias das bicicletas, a abertura oficial e o briefing técnico. Já no domingo, 19, é a vez da largada de todas as categorias às 8h e da premiação, prevista entre 13h e 15h.

Corrida

A Maratona Magic Princesa do Sertão 2024 acontece neste domingo, 19, com a largada às 5h30 em frente à Prefeitura Municipal de Feira de Santana. A prova contará com as disputas em quatro percursos (5 km, 10 km, 21 km e 42 km). Já a premiação está marcada para a partir das 8h, exceto a categoria de 42 km, que será por volta das 9h40.

Corrida de Aventura

Em um novo percurso entre fazendas de cacau, cachoeiras e rios, a terceira edição do Bahia Adventure Race acontece neste final de semana em Ibirapitanga, no Baixo Sul. As provas serão disputadas nas categorias pro, de 120 km totais – com trekking 22 km; canoagem 28 km; trekking 5 km; rogaine o-bike 6 km; mountain bike 23 km; trekking 6 km; e MTB 30 km – e open, de 35 km – com trekking 6 km; canoagem 3k; MTB 20 km; e rogaine o-bike 6 km.

Fonte: Ascom/Sudesb