Atletas do programa Natação em Rede disputam competição nacional de polo aquático no Pará
Atleta Alexandre - Foto: Aldemir Vieira

O investimento da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), tem deixado sua marca no esporte baiano com o fomento e o apoio aos eventos e aos atletas. Uma das modalidades de apoio é a concessão de transporte para os atletas disputarem importantes competições nacionais, como o caso de dois atletas do polo aquático do programa Natação em Rede, uma parceria da Sudesb com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

Atleta Diogo – Foto: Aldemir Vieira

A dupla, Alexandre Murilo, 15, e Carlos Barbosa, 17, viajou na quinta-feira (23) com apoio da Sudesb através da concessão de passagem aérea para disputar uma das competições mais importantes do semestre na modalidade: a Liga Nacional de Polo Aquático. Eles vão para a fase classificatória com o objetivo de ranquear bem a equipe baiana na competição entre os dias 25 e 28 de maio, em Belém, no Pará.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“É um misto de alegria e orgulho para FBDA ver nossos jovens despontando como atletas em competições. O Natação em Rede é, essencialmente, um projeto social de inclusão e iniciação. Só que a parceria com a Sudesb deu tão certo que acabou servindo, também, para lapidação de novos talentos”, afirma Diego Albuquerque, presidente da FBDA.

Ambos os atletas foram destaques da equipe sub-16 na disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Polo Aquático. Apesar da pouca idade, eles também já foram campeões do Nordeste e possuem reconhecimento nacional com essa convocação para a equipe adulta.

Atleta Pedro Veiga – Foto: Ascom/Sudesb

Surf

Seguindo no ambiente aquático, a Bahia também está bem representada no Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (SUP) da CBSurf, com o atleta Pedro Emmanuel da Veiga, 13 anos. Ele e seu pai/treinador André Nunes viajaram para o Rio de Janeiro com apoio de passagem aérea da Sudesb para a competição, que é a segunda etapa do Circuito Brasileiro de SUP Surf e acontece entre os dias 23 e 26 de maio, em Saquarema, no Rio de Janeiro.

O atleta, de Itacaré, é bicampeão brasileiro na categoria sup race (corrida) e campeão mundial no sup wave (descer as ondas em pé na prancha com o auxílio do remo). Apesar de também ser novo, já disputou campeonatos mundiais em Marrocos, Espanha e Havaí.

Além dele, sete atletas baianos também já se encontram em Sergipe, na cidade de Caueiras, com concessão de transporte da Sudesb, para representar a Bahia na 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Surf 2024. A disputa começou na quinta (23) e vai até domingo (26).

Os atletas que foram para a competição são: Adriano Navack, Alandreson Martins, Fernando Flávio, Gabriel Leal, Jerônimo Sacramento, Paulo de Souza, e Wallace Sampaio. O surfista de Ilhéus, Wallace, ano passado, conquistou o posto de vice-campeão da mesma etapa de Caueiras.

Foto: arquivo pessoal Claúdia

Xadrez

A dupla de enxadristas baianos viajou para Mogi Guaçu, em São Paulo, para disputar a etapa final da Copa Brasil de Xadrez, para pessoas com deficiência visual, entre esta sexta (24) e este domingo (26). Jeferson Teles e Claudia Santana representam a Bahia na disputa.

Jeferson é tetracampeão baiano, foi campeão nordestino de xadrez 2024, conquistou o vice-campeonato nordestino de Xadrez 2022 e chegou a ser o 4º colocado do Brasileiro B da modalidade em 2023. Já Cláudia é atual vice-campeã feminina do nordeste em 2024, repetindo o resultado de 2022. Além disso, já conseguiu a 10º colocação na Copa Brasil de Xadrez, na etapa de Curitiba.

Foto: arquivo pessoal Jeferson

Fonte: Ascom/Sudesb