Biblioteca Central do Estado da Bahia Foto Mateus Pereira
Biblioteca Central do Estado da Bahia - Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O historiador, escritor e professor Jaime Santana Sodré Pereira, doutor em História da Cultura Negra, será homenageado no evento intitulado ‘Café Filosófico da Comunidade Quilombo do Quingoma’, primeiro Território Iorubá do Brasil, que acontecerá na Biblioteca Central do Estado da Bahia, no dia 5 de junho, a partir das 16h. A atividade é uma iniciativa da entidade Sociedade Beneficente Oito de Maio.

Na oportunidade, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), além da homenagem, promove o lançamento de 10 verbetes biográficos de personalidades que tiveram atuação no Movimento Negro na Bahia: Ana Célia Silva, Antônio Carlos dos Santos (Vovô), Arany Santana, Gilberto Leal, João Jorge Santos Rodrigues, Jônatas Conceição da Silva, Luiz Alberto, Luiza Bairros, Zulu Araújo e Lino Almeida, que irão compôr o Dicionário Biográfico–Histórico da Bahia, fruto do trabalho do Centro de Memória da Bahia, além de apresentações artísticas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Referência na História da Cultura Negra

O educador Jaime Sodré era graduado em Licenciatura e Desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), doutor em História da Cultura Negra. Desenvolveu um trabalho sobre a influência da religião afro-brasileira na obra do artista plástico e também escritor Mestre Didi.

Sodré publicou diversos artigos sobre a Cultura Negra, como a antologia “Literatura e afrodescendência no Brasil”, além do livro “Da diabolização à divinização: a criação do senso comum”, publicado pela editora Edufba. Ganhou diversos prêmios, como o troféu Caboclo da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (2005) e o 2º lugar no Prêmio Funarte (2003), além de homenagens como a medalha Zumbi dos Palmares, da Câmara Municipal de Salvador. Sodré também fez parte do Conselho do Olodum, entre o final da década de 1990 e o ano 2000.

DBHB

O Dicionário Biográfico-Histórico da Bahia (DBHB), organizado pelo Centro de Memória da Bahia (CMB/FPC), é uma obra de referência em elaboração que deverá constar cerca de 1.500 verbetes de personalidades públicas do Estado com atuação nos Poderes Legislativo e Executivo (ministros, deputados, senadores, governadores, secretários), ao longo do período republicano, e personalidades que tiveram atuação na Cultura e Sociedade baiana, com informações biográficas e respectiva atuação.

Fonte: Ascom/FPC