Caravana de Direitos Humanos debate educação e direitos humanos com alunos de Santo Amaro
Foto: Janaina Neri/ Ascom SJDH

A Caravana de Direitos Humanos chegou na quarta (22) em Acupe, distrito de Santo Amaro, no recôncavo baiano, para garantir acesso à justiça e fortalecer a rede local de promoção dos direitos humanos. A estratégia de articulação e fortalecimento da rede é coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e conta com a parceria de diversas instituições públicas. Até sexta (24), a população do território pode participar de ações educativas e dispor de múltiplos serviços gratuitos de acesso à justiça e cidadania, como emissão de 2ª via de RG, Certidão de Nascimento.

No primeiro dia da ação, cerca de 300 alunos do Centro Educacional Municipal de Acupe (Cema) participaram de variadas palestras formativas sobre ‘Educação e Direitos Humanos’. Os temas são relacionados à ‘Prevenção à violência contra meninas e mulheres’; ‘Redução de danos’; ‘Políticas sobre drogas’; ‘Combate ao racismo e intolerância religiosa’; entre outros. A partir dos debates, a comunidade escolar pode vivenciar novas abordagens e rever conceitos sobre promoção de direitos.

Link Personalizado

Foto: Janaina Neri/ Ascom SJDH

“Amei”, resumiu Franciele Cristina Santos, 13, aluna do Cema. “A vinda da Caravana de Direitos Humanos foi muito necessária aqui, na escola. Aprendi sobre diversos assuntos como assédio e política de drogas. A palestra sobre racismo me chamou muito a atenção, pois percebi que muitas coisas acontecem no dia a dia, e que é importante estar atenta aos nossos direitos”, ressaltou ela.

A coordenadora de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos da SJDH, Maria Fernanda Cruz, destacou a importância da ação integrada. “Trazer a Caravana de Direitos Humanos para a comunidade escolar de regiões descentralizadas, com palestras sobre temas atuais para a juventude, é reafirmar o compromisso do Governo do Estado em promover o acesso à direitos para grupos historicamente excluídos e que necessitam de políticas públicas para exercer a cidadania”, disse a gestora.

Foto: Janaina Neri/ Ascom SJDH

“Para a nossa palestra, trazemos questões relacionadas à luta histórica das meninas e das mulheres para conquistar a equidade de gênero, abordando os tipos de violência, que não é somente a violência física, mas também psicológica, moral, sexual e patrimonial, entre outras. Além disso, apresentamos às meninas e mulheres, a rede de enfrentamento para que consigam identificar quando estão sendo vítimas de violência e saibam onde devem ir para conseguir ajuda”, destacou Francileide Araújo, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), que fez a palestra ‘Oxe, Me Respeite nas Escolas’.

A Caravana segue em Acupe nesta quinta e sexta (24 e 25), promovendo diversos serviços essenciais gratuitos para a população. Emissão da 2ª via de RG; Certidão de Nascimento; Passe Livre Intermunicipal e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; além de atendimentos administrativos com a Embasa e Coelba; orientação sobre dúvidas, registros e reclamações junto ao Procon-BA , são entre os muitos serviços a serem realizados no Largo Arlindo Viana.

Parceiros

A ação é coordenada pela SJDH e conta com os parceiros estratégicos: órgãos vinculados (Fundação da Criança e do Adolescente e Procon); secretarias da Educação (SEC); Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); Segurança Pública (SSP)/Departamento de Polícia Técnica; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); de Políticas para as Mulheres (SPM); além da Embasa; Coelba/Neoenergia; Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (ArpenBa); e Prefeitura Municipal de Santo Amaro.

Fonte: Ascom/SJDH