Foto: Ascom/Setur-BA

O município de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, será o próximo destino da Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia, uma parceria entre a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e a Defensoria Pública do Estado (DPE). O evento acontece nos dias 13 e 14 de maio, no Casarão do Poeta.

No primeiro dia, às 19h, a programação tem início com um momento reflexivo em alusão às “Memórias de 1988 e o combate ao racismo e à intolerância religiosa”, seguido da palestra magna “Egbé – O Dono do nosso destino!”, ministrada pelo Bàbá Omololi Mike Akinmulero, Babalorixá Nigeriano.

Link Personalizado

No dia 14, as atividades ocorrem das 8h às 17h. Pela manhã, a DPE coordena um painel sobre acesso aos direitos e ao sistema de justiça, que inclui também temas como regularização fundiária, imunidade tributária e previdência. No turno vespertino, serão debatidas as políticas públicas de educação, saúde e meio ambiente para os povos de terreiro, a regularização jurídica dos espaços religiosos e os canais para denúncia dos casos de intolerância e racismo religioso.

Nesta edição, o evento tem o apoio da Prefeitura de Castro Alves, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Políticas para Mulheres, Promoção da Igualdade Racial e Diversidade (Secult-PPD), do Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (Cespct), do Conselho Inter-religioso da Bahia (Conirb), da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Amerindia (AFA), Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab), Mulheres de Axé do Brasil e Koinonia.

A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia foi criada em 2023 e já passou por Cachoeira, Jequié, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Ituberá.

Fonte: Ascom/Sepromi