Cortejo
Foto: Ascom/Ipac

As ruas do Pelourinho vão receber o manifesto-performance ‘O Museu é a Rua’, realizado pelo Grupo de Arte Popular A Pombagem, como parte da programação especial realizada pelo Ipac, para a 22ª Semana de Museus. A concentração do cortejo acontecerá no Largo Terreiro de Jesus, a partir das 11h da manhã desta sexta-feira (17). O grupo percorrerá as ruas do Pelourinho e segue até o Centro Cultural Solar Ferrão, que abriga duas exposições: a HÃHão – Arte Indígena Antirracista e Máscaras – Coleção Claudio Masella.

O cortejo contará com poesias, bonecos gigantes, brincadeiras e teatro, em que as pessoas poderão desfrutar de um museu popular no meio da rua. A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ocorre anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio. Os museus do Ipac apresentam uma programação diversa e gratuita, elaborada especialmente para o evento. Para o diretor do grupo A Pombagem, “a performance vem no sentido de desmistificar a ideia do museu como edifício e provocar um debate sobre as suas diversas representações”, pontuou.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O Centro Cultural Solar Ferrão é um espaço de arte, cultura e memória, instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

O Ipac é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações: http://www.ipac.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Ipac