Evento em Salvador potencializa esforços para conservação da fauna silvestre no estado
Foto: Matheus Lemos/Inema

Instituições públicas municipais, estaduais e federais estão reunidas em Salvador até sexta-feira (10) para discutir e aprimorar as práticas de gestão da fauna silvestre. A Oficina promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), proporciona um ambiente propício para a integração de esforços e a troca de conhecimentos entre os gestores e responsáveis pelo manejo da fauna no estado Bahia.

Durante o evento, a diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, destacou a complexidade que é a gestão da fauna silvestre, não apenas no estado, mas em todo o Brasil. Para ela, participar desse processo de aprendizado e compartilhamento de informações é crucial, pois demonstra o comprometimento das instituições em buscar resultados tangíveis e enfrentar desafios. “Cada contribuição e experiência compartilhada durante as discussões contribui para o avanço na gestão da fauna”, ressaltou.

Link Personalizado

Foto: Matheus Lemos/Inema

A capilarização foi destacada como um dos desafios a serem superados. Para avançar nesse trabalho sempre haverá a necessidade de parcerias, como a com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério Público e de outras instituições públicas, para alcançar uma ampla cobertura ou penetrar em diversas áreas.

“A rica biodiversidade e extensão do nosso estado torna os recursos sempre insuficientes, o que é um grande obstáculo a ser enfrentado. Nesse contexto, o papel de diversas instituições, como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, Bombeiros, a Polícia Federal e a Polícia Civil, é crucial”, explicou Maria Amélia.

Foto: Matheus Lemos/Inema

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em nome do secretário Eduardo Mendonça Sodré Martins, destacou a importância da participação da secretaria na gestão da fauna na Bahia. “Como responsáveis pelo planejamento e definição das políticas de meio ambiente, incluindo aquelas relacionadas à biodiversidade e fauna, é crucial que tomemos esses esforços. Sabemos que enfrentamos desafios como o uso de espécies, problemas com espécies exóticas e diversas outras questões que precisam ser discutidas em conjunto com mais ideias e estratégias compartilhadas”, afirmou.

Gestão

O Inema desempenha um papel crucial na gestão da fauna silvestre na Bahia, atuando tanto no controle e fiscalização quanto no atendimento e destinação dos animais silvestres. Para auxiliar nessa missão, o estado conta com dois Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em pleno funcionamento, localizados em Salvador e no município de Cruz das Almas, e um terceiro em fase de construção em Barreiras. Esses centros são reconhecidos como referências na conservação da fauna silvestre.

Foto: Matheus Lemos/Inema

“É importante destacar o trabalho incansável realizado pela Diretoria de Sustentabilidade e Conservação do instituto, que vai além da simples gestão de fauna, incluindo atividades de educação ambiental. Avanços significativos também foram feitos nas áreas de soltura de animais silvestres. Todo esse esforço é complementado pela cooperação de diversos atores, como as forças policiais, a sociedade civil, as universidades e o Ministério Público, cada um desempenhando um papel específico nesse complexo cenário”, explicou a diretora, Jeanne Sofia Tavares.

A Major Érica Patrícia, Comandante da COPPA (Companhia de Polícia de Proteção Ambiental), destacou o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a proteção da fauna e flora do estado. Ela ressaltou que a SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública da Bahia) conta com unidades especializadas, como a COPPA e a CIPPA (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental), que atuam de forma constante no combate ao crime ambiental. A Comandante enfatizou ainda a prontidão dessas unidades e de seus agentes para cooperar e agir quando necessário, garantindo a efetividade das ações de preservação ambiental em todo o estado.

Fonte: Ascom/Inema