Caravana de Direitos reúne povos de terreiro da Costa do Descobrimento
Foto: Divulgação/Sepromi

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) realizam, nesta sexta-feira (10), a Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia, no município de Ituberá. A atividade acontece na Secretaria Municipal de Educação (Salão Professora Biluquinha), das 8h às 17h.

A programação do turno matutino conta com um painel sobre acesso aos direitos e ao sistema de justiça, que vai apresentar a estrutura da DPE e abordar temas como regularização fundiária, imunidade tributária e previdência. À tarde, serão debatidos os impactos do racismo na educação e na saúde, além dos canais para denúncia dos casos de intolerância e racismo religioso, com destaque para o trabalho do Centro de Referência Nelson Mandela, da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV) e da Ronda Omnira de Proteção à Liberdade Religiosa.

Link Personalizado

A ação tem o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Ituberá, Conselho Interreligioso da Bahia, Associação Brasileira de Preservação Da Cultura Afro Amerindia (AFA) e Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab).

A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia foi criada em 2023 e já passou por Cachoeira, Jequié, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Lauro de Freitas.

Fonte: Ascom/Sepromi