Definidos os classificados do interior para a fase nacional da Copa 2 de Julho
Foto: Maurício Viana/Sudesb

Após cinco semanas de disputas e mais de 300 times do interior do estado, os 16 campeões das regionais da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 e classificados para a fase nacional do tradicional torneio baiano de base foram definidos no último final de semana. Eles vão disputar as partidas entre os dias 2 e 13 de julho na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Recôncavo Baiano, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O formato iniciado em 2022 avançou ao longo dos anos para o formato atual, com 16 cidades-sede e 306 times na disputa, o que garante a presença de equipes de todos os Territórios de Identidade da Bahia. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a expansão cada vez maior de times no torneio do Governo do Estado.

Link Personalizado

Foto: Maurício Viana/Sudesb

“Foi uma importante decisão para melhorar o nível do futebol de base no interior do estado e garantir que os nossos jogadores tenham maiores oportunidades de seguir a carreira profissional. A Copa 2 de Julho atrai a atenção de todo o futebol brasileiro e agora chega a mais cidades na Bahia. Jogadores podem despontar como diversos casos na história da competição e mais atuais, como de um atleta convocado para compor a Seleção Brasileira Sub-15 que veio de uma Seleção do interior, de Santa Rita de Cássia”, pontua Vicente.

Classificados

As disputas iniciaram no dia 11 de maio, com as classificações do Conquista Futebol Clube, campeão da regional de Vitória da Conquista; da Seleção de Capim Grosso, campeã da regional de Jacobina; e a Seleção de Aurelino Leal, campeã da regional de Gandú. Já no dia 18 de maio, foi a vez da classificação da Seleção de Guanambi, na regional de Guanambi; da Seleção de Castro Alves, da regional de Castro Alves; e da Seleção de Eunápolis, da regional de Eunápolis.

Foto: Maurício Viana/Sudesb

Na semana seguinte, mais cinco times se classificaram: a Seleção de Canarana, da regional de Irecê, no dia 24 de maio; a Seleção de Sento Sé, da regional Jaguarari, no dia 25 de maio; a Seleção de Paulo Afonso, da regional de Ribeira do Pombal, no dia 25 de maio; a Seleção de Santa Rita de Cássia, da regional de Barreiras, no dia 25 de maio; e a Seleção de Barra, da regional de Ibotirama, no dia 26 de maio.

Em junho, foram definidos os cinco times restantes. No dia 1º de junho, a Seleção de Itabuna venceu o regional de Ilhéus e a Seleção de Brumado venceu o regional de Andaraí. Já a Seleção de Santanópolis foi campeã do regional de Irará no dia 02 de junho. O último domingo, 09, marcou a classificação da Seleção de Ruy Barbosa, campeã da regional de Ruy Barbosa, e da Seleção de Riachão do Jacuípe, campeã da regional de Serrinha.

Expectativas

Os jogadores dos times classificados estão com as expectativas no alto para a bola rolar nos principais estádios da região da capital após vencer os outros times da sua regional. Esse é o caso do centroavante e capitão da Seleção de Riachão do Jacuípe, última classificada para a fase nacional. Artur Sostenes, de 14 anos, fez o gol decisivo da virada sobre a Seleção de Serrinha na final da regional de Serrinha, que garantiu a classificação do seu time.

“Começamos o jogo perdendo por 2×0. Mas, não baixamos a cabeça e empatamos no segundo tempo. Aí, eu fui lá e fiz o gol do título faltando cinco minutos para o fim do jogo. É campeão! A expectativa é seguir com essa garra nos confrontos difíceis que vamos ter em Salvador para mostrar nosso futebol”, comenta Artur.

Confira a lista dos times classificados:

– Conquista Futebol Clube

– Seleção de Aurelino Leal