LOCAL: Hotel Fiesta – Itaigara, em Salvador.
DATA: 04.06.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 10h30

O QUE É: Assinatura da escritura de doação entre o artista plástico Frans Krajcberg e o Governo da Bahia. 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

DOAÇÃO: Do sítio Natura, que abriga o Museu Artístico e Ecológico Frans Krajcberg, e do acervo composto por mais de mil esculturas, relevos, desenhos, fotografias e filmes, que registram a natureza tropical do Brasil.

DOCUMENTO: Prevê, entre outras coisas, ao Estado assumir a execução das obras de conclusão das instalações do museu, no prazo de 150 dias a partir desta assinatura, além do direito de Krajcberg manter a propriedade dos bens em usufruto vitalício.

FRANS KRAJCBERG: Polonês de nascimento, naturalizado brasileiro há 60 anos e radicado na Bahia há 37, o ativista ambiental de 88 anos vive em um sítio no município de Nova Viçosa, Extremo Sul da Bahia, numa casa construída sobre uma árvore. Reconhecido internacionalmente, o artista concretiza agora um antigo anseio: garantir a preservação de sua obra com o Museu Artístico e Ecológico Frans Krajcberg.

MUSEU: Composto por cinco blocos (auditório, obra de destaque e salas dos amigos, das esculturas e das fotos e gravuras), foi projetado para receber grandes esculturas. Este museu de arte e ecologia tem espaços para debate e conscientização ecológica através de filmes, palestras, aulas, exposições, entre outras atividades e para discussão sobre os rumos da arte no século XXI. Contará com fotos e documentos de Krajcberg dos mais diversos momentos na arte brasileira. O local valorizará a região e deverá colaborar com o seu desenvolvimento turístico e cultural. O ambiente foi criado para receber estudantes e turistas interessados em conhecer não só as obras de arte, mas uma lição ecológica de registro pela preservação da natureza.