LOCAL: municípios de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, no território de identidade Bacia do Rio Corrente, a 872 quilômetros de Salvador.
DATA: 27.02.10 (sábado)
HORÁRIO: a partir das 18h30

O QUE É: inauguração da passarela Luiz Felipe de Souza Leão, entrega de duas viaturas da Polícia Civil e de obras do programa Água para Todos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PASSARELA: liga os municípios de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe sobre o Rio Corrente. O equipamento oferece mais conforto e segurança para os moradores das duas cidades, que antes utilizavam uma ponte inadequada para o trânsito de pessoas. O projeto para sua construção foi viabilizado graças à emenda ao orçamento da União pelo então deputado federal e hoje secretário estadual de Infraestrutura, João Leão. A passarela, que custou cerca de R$ 7,2 milhões, trará benefícios para aproximadamente 55 mil pessoas, sem comprometer a navegação no Rio Corrente. A execução da obra gerou 180 empregos diretos.

ESTRUTURA: formada por arcos metálicos apoiados em dois pilares de concreto, a passarela atravessa o Rio Corrente com um único vão de 109m. A partir de seus arcos, a plataforma de travessia fica pendurada por tirantes. À noite, a iluminação cênica com variações de intensidade e cores decora e destaca a fachada. O jogo de luzes é operado por computador, com a utilização de luminárias distribuídas em 42 projetores especiais. Também foi instalada, ao longo do equipamento, a iluminação convencional formada por cem luminárias com lâmpadas de vapor de sódio.

VIATURAS: será entregue uma para cada cidade. Os veículos são padronizados, modelo Blazer e serão utilizados para otimizar as ações de competência da Polícia Civil. Essas viaturas fazem parte de um total de 1.120 que serão entregues pelo Estado até março deste ano e distribuídas por todo território baiano para melhoria dos trabalhos das polícias Civil, Militar e Técnica.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA: em Santa Maria da Vitória, serão inaugurados dois sistemas para atender as localidades rurais de Quati e Capim Grosso. O investimento nas obras foi de R$ 180 mil para beneficiar 200 pessoas. Ainda no município, será autorizada a celebração de um convênio com a prefeitura para cessão de 8.774 metros de tubulação, no valor de R$ 35 mil, objetivando a ampliação da rede de abastecimento para atender 140 pessoas das localidades de Lajes e Queimadas. Já em São Félix do Coribe, será assinada a autorização para a perfuração de poços que atenderão 1.200 pessoas das localidades de Barreiro, Cacimba do Taquari, Queimadas e Tabuleiro. Serão investidos R$ 60 mil nessa ação.

ÁGUA PARA TODOS: as obras acima fazem parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 390 dos 417 municípios baianos. São mais de 2,3 milhões de pessoas beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 878 milhões em obras concluídas e em execução. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de baianos.

SANTA MARIA DA VITÓRIA: com extensão territorial de 1.891 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 41.758 habitantes. A cidade foi emancipada em 1880 e atualmente a prefeitura é comandada por Amário Santana.

SÃO FÉLIX DO CORIBE: com extensão territorial de 846 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 13.504 habitantes. A cidade foi emancipada em 1989 e atualmente a prefeitura é comandada por Hélvio Ramos.