Mais integração entre as polícias Civil e Militar, o redimensionamento das ações de combate à criminalidade e à violência, além de uma maior interação entre as unidades policiais e a comunidade, são algumas das metas do novo delegado-chefe da Polícia Civil da Bahia, Joselito Bispo da Silva, que assumiu o cargo hoje (22) às 16h, em solenidade no auditório do Departamento de Polícia Técnica (DPT), presidida pelo secretário da Segurança Pública, Antônio César Nunes. Com quase quatro décadas na Polícia Civil, Joselito Bispo substitui o delegado João Laranjeira, que chefiou a instituição nos últimos 14 meses.

O novo delegado-chefe defendeu o fortalecimento das relações entre as polícias, a Justiça o Ministério e Defensoria Públicos e o sistema penitenciário, aliado a uma maior interação com a comunidade. Reiterou a necessidade de redimensionar as ações policiais, levando-se em consideração as áreas de atuação que mais precisarem de reforço. “Queremos mais integração entre as polícias, para que tenhamos um planejamento eficiente das ações”.

No seu discurso de posse, Joselito Bispo falou da emoção de assumir a direção da Polícia Civil, depois de ter iniciado na carreira policial como guarda civil, em 1969. “Os 39 anos de luta em defesa dos princípios que norteiam o exercício da atividade policial, possibilitam-me assumir a tarefa de dirigir a Polícia Judiciária, uma das instituições fundamentais do Estado de Direito que, por dever estatutário, combate e reprime a criminalidade e as ilegalidades danosas à sociedade”, ressaltou.

Gestão integrada

O secretário da Segurança Pública reafirmou as diretrizes do Governo do Estado para a segurança pública, como a gestão integrada das polícias Civil, Militar e Técnica, a qualificação profissional e a aproximação com a comunidade. “A unidade é que vai nos dar a certeza de um trabalho bem feito, correto, através do qual ganharemos efetivamente, a credibilidade que necessitamos ter e esperamos da sociedade”, declarou.

O ex-delegado-chefe João Laranjeira apresentou um pequeno relato das ações desenvolvidas nos 14 meses em que esteve à frente da Polícia Civil. Conclamou os colegas delegados e demais servidores policiais a lutarem por seus sonhos e objetivos, tendo como metas a qualificação profissional e a melhoria das condições de trabalho.

Também participaram da solenidade de transmissão de cargo o comandante da Polícia Militar, Antônio Jorge Santana, o diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Raul Barreto Filho, e o deputado Estadual Tadeu Fernandes (Capitão Tadeu), além de diretores de departamentos da Polícia Civil, delegados titulares e plantonistas de delegacias de Salvador e do interior do Estado, peritos técnicos e criminalísticos.