Publicada às 9h43

Atualizada às 15h50

A Conferência de Comunicação da Bahia foi encerrada neste sábado (16), com a aprovação das resoluções e moções da Carta da Bahia. O documento reúne os principais pontos de políticas públicas e de democratização da comunicação no estado. Segundo Edson Valadares, que integra o grupo de trabalho que promoveu a conferência, o principal item da Carta da Bahia é o projeto para implantação do Conselho Estadual de Comunicação.

“Além disso, foram aprovadas propostas que pedem a mudança da legislação para rádios e tv’s comunitárias, democratização do acesso aos meios com a difusão do sinal de banda larga da internet e também de emissoras de rádio e tv, criação de conselhos territoriais de comunicação, estímulo ao exercício da profissão de jornalista, entre outras”, explica.
Para o assessor geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, a participação de estudantes, representantes de movimentos sociais, ONG’s, educadores e profissionais do setor na conferência demonstra que a sociedade possuía inúmeras demandas, no que se refere à democratização da comunicação.

Segundo Almeida, a realização do evento mostra que o poder público hoje está bastante engajado em oferecer políticas públicas para a comunicação.

Marília Pinto, que representou o Território da Chapada Diamantina como delegada, comemorou a aprovação da sua proposta. “A minha idéia é que sejam implantados núcleos educacionais nas comunidades mais carentes, onde os jovens teriam acesso a aulas e oficinas ligadas à comunicação no turno oposto à escola. Assim, poderemos formar agentes multiplicadores da cidadania e também formadores de opinião”.

Deslumbrado com os assuntos discutidos e a mobilização de profissionais e estudantes de comunicação, Vitor Santana, que é aluno da 2ª Série do ensino médio, e desde os 12 anos de idade, é editor de um jornal que tem tiragem de 1.000 exemplares que é distribuído em Conceição do Coité.

Santana disse que é preciso haver mais eventos que trate o tema como política pública. Ele também defende a realização de uma conferência em caráter nacional.

Com base no evento realizado na Bahia, o governo do Piauí pretende ser o próximo a realizar uma conferência de comunicação social. O representante da Coordenadoria Estadual de Comunicação piauiense, Jessé Barbosa, afirmou que o modelo adotado na Bahia servirá de referência para o seu estado.

Durante o evento também houve espaço para homenagens. O professor Jonicael Cedraz foi reverenciado pelos integrantes do grupo de trabalho da conferência e também pelos participantes do evento.

Iniciativa pioneira

A 1ª Conferência de Comunicação Social da Bahia foi considerada um marco pela maioria dos participantes e especialistas do setor que foram ao encontro. A iniciativa baiana – pioneira no país – foi ressaltada por integrantes dos poderes Executivo, do Legislativo, como a deputada federal Luiza Erundina e representantes de entidades de classe como Orlando Guilhon, da Associação Brasileira de Rádios Públicas, Bráulio Ribeiro, do coletivo Intervozes, além de professores universitários e doutores na área de comunicação como Ismar Soares e Márcio Manhães.

O evento mobilizou cerca de 2,5 mil pessoas, entre profissionais e convidados, desde à fase de discussão – iniciada há seis meses – até a realização da etapa principal em Salvador esta semana. Nos dias 14, 15 e 16 deste mês a Conferência de Comunicação Social da Bahia também pôde ser acompanhada por internautas de todo o país, em mais de 10 horas de transmissão pelos sites www.comunicacao.ba.gov.br e www.cartamaior.com.br.