A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) terá recursos para a construção de um campus próprio em Brumado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1), pelo secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, que adiantou que vai disponibilizar R$1,5 milhão, no orçamento de 2009. Atualmente, a universidade funciona em um prédio alugado.

A proposta é que o edital para a licitação saia em janeiro e, no mesmo mês, seja lançada a pedra fundamental. Para o vice-governador, Edmundo Pereira, que participou da reunião onde foi feito o anúncio, a medida vem atender a uma demanda da região e representa um importante passo para a criação de novos cursos no campus. “Ter uma sede própria é um avanço muito importante para a região. A partir daí, poderemos trabalhar para levar outros cursos, contribuindo assim para impulsionar o desenvolvimento local e dos municípios vizinhos”, destacou. Atualmente o campus de Brumado oferece apenas um curso, a licenciatura em Letras.

Já o secretário Adeum Sauer, ressaltou que a ação integra a política da SEC de qualificação das universidades, dotando as estruturas existentes de melhores condições de funcionamento. “Não adianta criarmos novos cursos sem oferecer uma boa estrutura. No momento estamos investindo nessa readequação para, no futuro, darmos novos passos”, explicou Sauer, informando em seguida que a Uneb já fez um levantamento das demandas da região para a oferta de novos cursos.