O município de Jussari, localizado na região sul do estado, a aproximadamente 270 quilômetros da capital, recebe, nesta terça-feira (29), às 16h, o 163º posto do programa de microcrédito do Governo do Estado, o CrediBahia. Antes, pela manhã, às 9h, acontece uma audiência pública, quando o programa será apresentado à população da cidade, estimada em 7 mil habitantes. A chegada do CrediBahia, em Jussari, está sendo vista pelos pequenos empreendedores locais como mais uma oportunidade de crescimento e a certeza de movimentação na economia na cidade, ampliando a geração de emprego e renda para a população.

Executado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), e contando com apoio do Sebrae e das prefeituras municipais, o CrediBahia atua em 162 municípios.

Recentemente, o programa adotou novas condições para clientes já atendidos, ampliando o limite de contratação de empréstimos de R$ 5 mil para R$ 10 mil. Para quem usa o financiamento, pela primeira vez, o valor mínimo continua sendo R$ 200 reais.

Investimento

Desde a sua criação, em abril de 2002, o programa já investiu mais de R$ 66 milhões em financiamentos, dirigidos para aquisição ou conserto de máquinas ou equipamentos novos ou usados, reforma ou ampliação de instalações físicas, capital de giro para compra de mercadorias e matérias-primas, e investimentos mistos com capital de giro associado. A expectativa da Setre e Desenbahia é que até o final deste ano, o volume de empréstimos seja ampliado em 30%.

Os principais clientes do CrediBahia são pequenos empreendedores, que já desenvolvem atividades nas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços. Os empréstimos podem ser feitos de forma individualizada ou solidária e o cliente tem que ser maior de 18 anos.

Esses empreendedores são atraídos principalmente pelas vantagens dos juros baixos, de 1,8% ao mês, podendo chegar 1,5% se o empréstimo for pago sem atraso. Para quem paga em dia, o financiamento tem renovação rápida e possibilidade de aumento de valor do empréstimo, de acordo com as necessidades e conforme a capacidade de pagamento.