A dona de casa Juanita Maria dos Santos, conhecida como dona Jinu, nunca teve energia elétrica em sua residência, e, aos 72 anos, um sonho se tornou realidade em sua vida. Ela e outros 225 habitantes foram beneficiados com as ligações do Programa Luz Para Todos, na localidade de Maquiné, conhecida como Serrinha, zona rural do município de Santo Estevão, a 148 quilômetros de Salvador.

Durante a inauguração oficial, no sábado (26), o secretário de infraestrutura, João Leão, disse que o é um programa de grande importância para a população rural. “Eu me sinto feliz ao saber que, após o por do sol, vocês vão chegar em casa, apertar um botão e ver a luz se acender. Esse simples gesto leva dignidade, progresso e felicidade, além da possibilidade da população se conectar com o mundo por meio de um simples aparelho de TV”.

Dona Jinu mostrou como era a escuridão na sua casa. Contou que pensou que iria morrer porque é diabética e não tinha geladeira para guardar a insulina. “Hoje, vocês vieram aqui e mostraram que realmente estão fazendo obras para os mais pobres na Bahia. Eu dormia às 19h e tinha medo de ladrões quando chegava o anoitecer”.

No município de Santo Estevão, o programa, executado pelo Governo do Estado, já atendeu 777 domicílios, com investimento de R$2,5 milhões. Ao todo foram beneficiados aproximadamente 3.885 moradores e ainda autorizadas mais 187 ligações.

Após a solenidade, às 21h, o secretário, junto com o gerente de manutenção, Antônio Jardim, vistoriou os 11 quilômetros da BA 491, no trecho (BR 116 – Santo Estevão – Barragem Pedra do Cavalo). Ele autorizou o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) a iniciar, de imediato, os serviços de recuperação da estrada.

Programa

Lançado, em 2003, pelo presidente Lula, o Luz para Todos realizou, só na Bahia, mais de 345 mil obras de eletrificação. No início do programa, apenas 28% da população baiana da área rural tinha acesso à energia elétrica e hoje este índice já atende a 80% dos habitantes.

Até o momento, aproximadamente 1,7 milhão de baianos já foram beneficiados com o programa Luz Para Todos. A meta é ampliar esse número para mais de 2,3 milhões até o final de 2010.

A Secretaria de Infraestruturura (Seinfra), por meio das Concessionárias Coelba e Sulgipe, deverá concluir o total das 460 mil ligações, o que representa levar energia para aproximadamente 90% da população rural.

Ao todo, estão sendo gerados 8,2 mil empregos diretos e indiretos na Bahia. “Hoje nós estamos no céu. Compramos geladeira, liquidificador e agora sabemos o que é água gelada”, enfatizou dona Jinu.