A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) aprovou R$ 800 mil para a Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (Ascoob) do município de Serrinha, a 197 quilômetros de Salvador. Os recursos serão aplicados para a expansão do programa de microcrédito do Estado, o CrediBahia. A cooperativa, que atua em mais 12 municípios vizinhos, terá agora condições de aumentar a oferta de crédito para estimular pequenos negócios na região do semiárido baiano. A iniciativa faz parte das estratégias do programa Terra de Valor, que tem como objetivo efetivar o desenvolvimento socioeconômico, diminuindo as desigualdades regionais.

“A Ascoob é a sétima instituição a operar recursos do CrediBahia. A ação visa fortalecer essas cooperativas de crédito que já atuam na região do semiárido”, afirmou o gerente de Microfinanças da Desenbahia, Marcelo Mesquita. “Com agentes de crédito capacitados, a cooperativa realiza sempre um processo de acompanhamento e orientação dos empreendedores, que estão em grande maioria na área rural”, disse.

Em todo o estado, sete instituições operadoras de microfinanças atuam em parceria com o CrediBahia: o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendedores (Ceape), o Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento (Cead), a Instituição Comunitária de Crédito (ICC Itabuna), a ICC de Vitória da Conquista, a Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial (Ande), o Banco do Povo de Camaçari e agora a Ascoob.

Neste ano já foram liberados R$ 2,85 milhões para essas instituições, atendendo a 175 municípios em todo o estado.