A praia cheia e o sol forte anunciam: o Verão está chegando e, junto com ele, vêm os turistas. Até o final da estação mais quente do ano são esperados cerca de dois milhões de visitantes. Não só estrangeiros, mas também brasileiros que já elegeram a Bahia como o destino turístico favorito no país. Para garantir a segurança deste público, a Polícia Militar lançou neste sábado (12) a Operação Verão.
O ato de lançamento aconteceu no Farol da Barra. Até março, quando termina o Verão, serão 10.176 homens atuando nas ruas de Salvador e nos principais pontos turísticos do interior do estado. Os policiais farão o patrulhamento ostensivo nos locais mais movimentados, como praias, monumentos históricos e festas de largo, como explica o comandante-geral da PM em exercício, coronel Jairo Cunha.
Para o governador Jaques Wagner, presente ao lançamento.a Operação Verão é uma das ações que melhoram a política de segurança pública estadual. “É um período onde o número de turistas aumenta e nós precisamos garantir a tranqüilidade destas pessoas para que eles tenham da Bahia uma imagem positiva e voltem mais vezes, gerando cada vez mais renda e emprego no estado”, observou Wagner.

AÇÕES DIVERSAS
“Vai ser um conjunto de ações, como blitz, polícia montada, de bicicleta, rondas e campanhas educativas para garantir a tranqüilidade dos baianos e dos turistas que vêm apreciar a nossa terra”, disse o coronel Jairo Cunha.
Os bombeiros também farão parte da operação com medidas preventivas e missões de salvamento, atendimento pré-hospitalar, socorrismo e combate a incêndio e pânico. Oficial dos Bombeiros, a tenente Patrícia Torreão dá algumas dicas de como aproveitar o clima da estação mais quente do ano sem transtornos.
“Sabemos que é uma época religiosa e as pessoas costumam usar velas. Então, é necessário ter cuidado com a manipulação para evitar incêndios”, recomendou. Em relação aos fogos de artifício, evitar usá-los em locais fechados para evitar riscos de explosão. Nas praias, atenção redobrada com a criançada e, em caso de emergência deve-se ligar para o 193.
Vinda de Portugal especialmente para conhecer a história e cultura do povo baiano, Maria Helena se sentiu satisfeita. “Achei a Bahia linda e me senti muito tranqüila aqui. Em todos os locais que passei tinham policiais e gente me oferecendo segurança. Aqui eu posso ficar tranqüila com a minha máquina fotográfica”, finalizou.