Representantes da tribo indígena Caramuru, que vivem na aldeia homônima, no município de Itaju do Colônia, no sul da Bahia, estiveram nesta quarta-feira (24) no Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), no Centro Administrativo da Bahia, para agradecer o órgão pela recuperação das estradas vicinais que dão acesso à comunidade.

O patrolamento de 40 quilômetros de rodovias era uma solicitação antiga. O Derba, por meio da 7ª Residência de Manutenção, situada no município de Itapetinga, realizou o nivelamento do solo e aplicou cascalho em segmento alternados do trecho.

Segundo o cacique Agnaldo Caramuru, a intervenção vai trazer inúmeros benefícios para a aldeia, onde vivem aproximadamente três mil índios. “Agora podemos ir até a cidade comprar alguma coisa ou vender os nossos artesanatos, pois antes vivíamos praticamente isolados devido ao trecho que estava intransitável”.

Os índios aproveitaram para solicitar o melhoramento de mais 50 quilômetros de estradas vicinais, próximo às localidades de Água Vermelha, Ourinho e Braço da Dúvida. O diretor do Derba, Wilson Brito, determinou ao engenheiro responsável pela região que fosse ao local avaliar a situação da via e tomar as providências cabíveis.