O governo da Bahia, por meio das Secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC), anunciou nesta terça-feira (5), na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a realização de concurso público para professor licenciado. O edital que detalha tudo sobre a seleção será lançado nesta quinta-feira (7). O concurso também vai gerar cadastro de reserva para atender a futuras necessidades.

Das 3,2 mil vagas disponíveis, 743 são para Salvador e Região Metropolitana. Cada professor deverá trabalhar 20 horas semanais e os salários chegam a R$ 858,32. O concurso vai suprir a rede pública estadual, principalmente no interior. As provas vão ocorrer em janeiro e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011. Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena, específica para a disciplina a qual está concorrendo.

O diferencial deste processo seletivo é que os candidatos não vão concorrer às vagas por município. Quando se inscreverem, eles terão de indicar o pólo (grupo de municípios) de preferência. Os professores selecionados poderão optar pelo município no raio de até 70 quilômetros do pólo escolhido. As inscrições podem ser feitas no site da Cespe, de 15 de outubro a 5 de novembro. A taxa é R$ 70.

Pólos de educação

Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o concurso reforça a política de ampliação, estabilização e qualificação, principalmente nas áreas de ciências, matemática e línguas estrangeiras. “A novidade é a estruturação desse concurso em pólos com a finalidade de possibilitar que estas localidades com maior capacidade de mobilização dessa mão de obra possam se inscrever e atuar em mais de uma cidade, garantindo um melhor aproveitamento do pessoal na rede, especialmente em cidades onde ainda há carência de professores”.

A partir de uma análise sobre as 1.544 escolas da rede estadual, o concurso também foi pensado com o objetivo de gerar um cadastro reserva para atender todo o estado. De acordo com o secretário da Administração, Manoel Vitório, foram realizadas mais de 15 mil admissões não só área de educação, mas também nas áreas de segurança e saúde, respeitando concursos anteriores.

“O concurso é imprescindível para o preenchimento de vagas para sustentação da política de recuperação da educação básica, com destaque para o interior. Com vigência de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, as pessoas aprovadas têm uma expectativa de serem chamados nos próximos dois anos”, esclareceu Manoel Vitório, que lembrou o reforço de mais de três mil profissionais no quadro de educadores.

Aplicação da prova

A prova será aplicada em todos os 32 municípios pólos das Diretorias Regionais de Educação. O processo seletivo será composto de três etapas: prova objetiva, discursiva e de título. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e dez específicos, mais prova discursiva. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório.

As questões específicas, por sua vez, se limitam aos conhecimentos particulares ao campo de diplomação dos professores habilitados em cursos de licenciatura. Os conteúdos necessários para a prova e mais informações podem ser obtidas no edital, na próxima quinta-feira (7), no Diário Oficial do Estado e no portal da Secretaria de Educação.

Publicada às 15h55
Atualizada às 18h15