Salvador vai sediar, a partir da próxima segunda-feira (9) até o dia 15 deste mês, a primeira edição do Campeonato Pan-Americano Universitário de Basquete, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). As partidas acontecerão no ginásio de esportes do Colégio Salesiano, no bairro de Nazaré.

A competição será disputada por sete equipes, sendo a favorita para a conquista do título, a seleção dos Estados Unidos, onde o campeonato universitário é muito forte e revela, a cada ano, vários craques para a NBA, a liga profissional. Augustus Gilchrist e Jarrid Famous são alguns dos principais destaques da equipe norte-americana.

A seleção brasileira já está em Salvador e trouxe 14 jogadores para os treinos que estão acontecendo no mesmo local, onde o troneio será reealizado. Os atletas convocados foram os armadores Cauê Borges e Henrique Bramorski; os alas Guilherme Schneider, Luiz Felipe Filho, Marcellus Silva, Adonis Souza; Everton Morais, José Jairo Júnior e os pivôs Islam Toledo, Rodrigo Silva, Ralf Ansaloni, Ricardo Andreotti, Diego Santana Conceição e Gustavo Henrique de Araújo Gomes.

Os baianos ficam na torcida para que o conterrâneo José Jairo, de 23 anos, seja mantido na lista final. “É a primeira vez que disputo esta competição pela Seleção Brasileira. Já havia disputado o campeonato Brasileiro de Basquete Universitário pela FTC. Pelo Pan-americano, aqui em Salvador, a expectativa é muito grande em poder jogar no Ginásio do Colégio Salesiano, onde estudei e treinei. Quero corresponder à minha família e ao público baiano”, disse.

“O Pan é um torneio muito importante e os jogadores sabem o que é representar o País. Esperamos muito que eles possam fazer bons jogos. O campeonato também vai servir para avaliar os jogadores para futuras competições no exterior”, disse o técnico da Seleção, Chuí.