A primeira edição da Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual (Musa) premiou no último fim de semana os curtas-metragens universitários que mais agradaram o público presente. Os 15 curtas selecionados pela curadoria de evento concorreram ao Troféu Musa, confeccionado pelo artesão Souza, e a livros da Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Por meio do voto popular, os três mais votados foram de diretores de Salvador, Itabuna e Ilhéus, respectivamente, com os vídeos Breve Passeio, de Rafael Jardim, Sua Vida Não é um Brinquedo, de Charles Reis, e De Portas Abertas, de Gisely Alves dos Santos.

A Musa aconteceu na Uesc, nos dias 20 e 21 deste mês, e reuniu estudantes da universidade, moradores do bairro Salobrinho e admiradores da sétima arte de cidades vizinhas.

Estiveram presentes também os convidados Edgard Navarro (cineasta), a atriz e escritora Rita Santana, a atriz homenageada moradora do Salobrinho, Valderez Teixeira, a atriz e produtora cultural Eva Lima e representantes das fundações culturais de Ilhéus e Itabuna.

Foram exibidos os filmes Eu me Lembro, de Navarro, e Estranhos, de Paulo Alcântara. Houve ainda a exposição das obras de Ayam U’Brais e do artesão Souza.

A mostra foi selecionada pelo Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2010, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e financiado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult).