A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que as atividades nas escolas da rede estadual estão funcionando normalmente. Os estudantes que deixaram de comparecer às unidades no período da greve da Polícia Militar devem retornar o mais breve possível para não comprometer o aprendizado, alerta a superintendente estadual de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional, Eni Bastos. Ela também informa que as escolas farão um novo calendário para compensar os dias sem aula. O recesso de Carnaval só começa a partir da próxima sexta-feira (17) e se estende até a Quarta-feira de Cinzas (22).

No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, em Salvador, por exemplo, as aulas transcorreram normalmente. Na unidade, que tem novo prédio, a ser entregue no dia 27 deste mês, os alunos receberam nesta segunda-feira (13) novo fardamento e livros.

Calendário

O cumprimento dos 200 dias letivos está garantido nas unidades. “As próprias escolas vão propor o novo calendário do ano letivo, que deve ser formulado consensualmente entre a Diretoria Regional de Educação, a direção e o colegiado escolar”, afirma a superintendente. “As escolas devem organizar a reposição de aulas aos sábados ainda neste primeiro semestre”. A Lei de Diretrizes e Base (LDB) estabelece que o ano letivo deve ter, pelo menos, 200 dias, e é obrigatório que os estudantes tenham uma frequência mínima de 75%. “Os alunos que não voltaram às aulas estão perdendo o conteúdo ministrado”, diz Eni Bastos.