A entrega da nova sede do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos à população do Bairro da Paz, em Salvador, nesta segunda-feira (27), marcou a inauguração de 15 escolas na Bahia, sendo oito em comunidades indígenas, três na zona rural, uma em comunidade quilombola e três na área urbana. O investimento na construção das escolas foi de R$ 16 milhões, com recursos da Secretaria Estadual da Educação (SEC).

O novo prédio do Mestre Paulo dos Anjos, composto de dois pavimentos, conta com 12 salas de aula, biblioteca, refeitório, laboratório de ciências e de informática, sala do grêmio, de educação física, área administrativa, quadra poliesportiva e três jardins. No ano passado, o colégio atendeu 1.555 alunos da comunidade, que possui uma população de aproximadamente 85 mil pessoas.

Mesmo funcionando em um espaço improvisado, o Mestre Paulo dos Anjos obteve em 2009 a média de 3,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino fundamental da 5ª à 8ª série. Em 2007, a média foi de 2,8. Com esse resultado, a unidade registrou o desempenho de 3,1, ultrapassando a meta de 3,0 para toda a Bahia. O colégio também obteve crescimento na taxa de aprovação, passando de 0,67 para 0,81.

“Quero parabenizar a diretora, os professores e os funcionários que por muito tempo trabalharam sem as condições ideais neste colégio. No ano passado, ele já atingiu o índice do Ideb que era previsto para 2013 e espero que com estas novas condições possa dar mais alegria a estas crianças”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Para a diretora Elísia Mélia, a expectativa é que o Ideb do colégio continue subindo, agora que possui uma estrutura adequada. “O espaço é muito amplo, a escola é arejada, os alunos estão amando. É uma comunidade carente, mas com pessoas muito responsáveis e comprometidas. Temos laboratório de informática, de ciências, sala de leitura, e contamos com todos os projetos da SEC”.

Os alunos aprovaram o novo colégio. Davi Maciel, 15 anos, está fazendo a 8ª série e ainda não sabe a profissão que quer seguir. “Mas vou estudar para descobrir. Aqui tem quadra nova, tem laboratório”. Elaine da Silva, 13 anos, disse que “aqui fica melhor para estudar. A escola ajuda a gente a chegar onde quer”.

Inclusão

Segundo o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos é um exemplo de superação. “Ele funcionava em um prédio em péssimas condições e mesmo assim obteve o crescimento de quase um ponto no Ideb, em relação ao índice obtido em 2007”.

Barreto afirmou que a maior parte das escolas construídas atende uma população que não tinha acesso à educação básica, como comunidades indígenas e quilombolas. “Temos como foco a inclusão de pessoas que estavam fora do sistema educacional. Estamos dando uma atenção especial para a construção de escolas no campo, já que a Bahia é o estado com maior população rural do Brasil, em termos absolutos”.