Trafegar pelo trecho de 16 quilômetros recuperados da BA-210, que dá acesso ao distrito de Maniçoba, em Juazeiro, ficou muito melhor. Antes, a estrada oferecia perigo aos motoristas por causa das péssimas condições. Agora é motivo de orgulho para os moradores.  A obra, entregue nesta quinta-feira (22) pelo governador Jaques Wagner e o vice-governador e secretário de Infraestrutura Otto Alencar, também beneficia as localidades de Jatobá e Concha.

“Ficou muito boa. O trajeto até o centro de Juazeiro melhorou muito, facilitando o escoamento dos pequenos produtores”, disse o agricultor Carlos Magno Souza, 40 anos. Para o guarda municipal Fábio Renato Silva, 32, o acesso recuperado melhorou também o trabalho dos guardas que atuam principalmente nos distritos de Juazeiro.  

“O município tem muitas localidades, uma distante da outra, então, quanto mais estradas de qualidade, melhor para desenvolvermos nosso trabalho, que é o de apoio à segurança pública. Às vezes precisávamos vir para Maniçoba atender alguma solicitação e, por causa das condições da estrada, tínhamos muitos atrasos ou nem chegávamos. Agora, o nosso trabalho está garantido”, enfatizou Paulo Renato.

Duplicação  

Além da recuperação da estrada até Maniçoba, o Governo do Estado também realizou a duplicação do trecho da BA-210 que interliga os bairros de Tabuleiro e Itaberaba. Os locais também receberam iluminação pública, sendo implantados 114 postes e 412 luminárias.

“Estamos nos sentindo seguros com a iluminação. Antes, tínhamos medo de caminhar pelas ruas. Hoje, estamos vendo as crianças andando de bicicleta à noite e as mulheres sentadas na praça”, afirmou a dona de casa Maria do Carmo Santos, 60 anos.

Mais obras

 De acordo com Otto Alencar, foram investidos nas obras cerca de R$ 3 milhões, beneficiando uma população de 130 mil pessoas.  Jaques Wagner garantiu ainda outras ações do Governo do Estado na cidade como a duplicação da ponte que liga Juazeiro a Petrolina. De acordo com ele, o projeto está sendo analisado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/Bahia) e os recursos já estão garantidos.

Outra ação é a recuperação do Porto de Juazeiro e da Hidrovia de São Francisco. “Estamos fazendo obras em toda Bahia, garantindo mais desenvolvimento e segurança à população baiana. Já recuperamos cinco mil quilômetros de rodovia e vamos fazer mais”, disse o governador.