Até o final deste ano, o interior da Bahia passa a contar com cinco Delegacias de Homicídios (DHs), todas operando com o mesmo padrão de investigação das delegacias do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que já atuam na capital baiana, desde 2011.

Segundo o diretor do DHPP, delegado Arthur Gallas, depois das DHs de Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambas já em funcionamento, Itabuna receberá uma unidade ainda neste primeiro semestre. Juazeiro e Barreiras são as próximas.

A criação das DHs integra o Pacto pela Vida, programa adotado pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir os índices de violência, tendo como ênfase a diminuição dos crimes contra a vida. Além de equipes em horário administrativo, as DHs de Conquista e Feira contam, desde fevereiro, com equipes do Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC), modelo que permite colher, num curto espaço de tempo, informações importantes para a identificação dos prováveis culpados.

Vitória da Conquista

De acordo com o titular da DH/Vitória da Conquista, delegado Neuberto Costa, a implantação de uma delegacia especializada para investigar casos de homicídio na cidade tornou mais rápida a elucidação deste tipo de crime. “Com uma atuação focada, estamos conseguindo elucidar, em média, um homicídio por semana. Antes as investigações demoravam meses para ser concluídas”. A DH/Conquista conta ainda com sete servidores entre investigadores e escrivães.

Segundo Neuberto Costa, que há dez anos pertence ao quadro de delegados da Polícia Civil, em março deste ano foram registrados 13 homicídios na cidade, sendo 60% deles já elucidados. Além de aumentar a celeridade das investigações, a implantação da unidade contribuiu para a diminuição dos casos, reduzindo de 20 para 14 casos de homicídios por mês. “Vamos trabalhar para diminuir ainda mais”.

Feira de Santana

Sob a titularidade da Milena Lima Calmon, a DH/Feira de Santana conta atualmente com 11 investigadores e três escrivães. Desde a sua entrada em operação, em março deste ano, a unidade registrou 46 casos de homicídio, dos quais 25 já tiveram indicativo de autoria. “Faltam apenas alguns detalhes como laudos periciais, para que estes casos sejam concluídos e encaminhados à Justiça”.

Há dois anos e meio na Polícia Civil, a delegada Milena Calmon aposta que, no curto prazo, os resultados positivos vão continuar surgindo em maior escala. “Estamos iniciando um novo trabalho e nos estruturando. Nossa meta é dar respostas rápidas à sociedade no que diz respeito aos crimes contra a vida”.

Antes de assumir a DH/Feira, Milena foi titular das Delegacias Territoriais (DTs) de Pilão Arcado e Uauá. Atuou também como plantonista da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Senhor do Bonfim.