Motoristas e passageiros dos 315 veículos que transitam diariamente pelos 16,3 quilômetros da BA-880, na região de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, contam com a pista completamente recuperada. Além de comodidade e segurança para os viajantes, a estrada, que foi reinaugurada pelo governador Jaques Wagner na manhã desta quarta-feira (25), é importante para o desenvolvimento do turismo na região de Cachoeira, São Félix e Santo Amaro, e para o escoamento da produção local, onde estão localizadas 14 comunidades quilombolas.

Cerca de 94 mil pessoas, principalmente dos distritos de Opalma, Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu, são beneficiados com a rodovia, que recebeu investimentos de mais de R$ 6,5 milhões. A recuperação também inclui ampliação de pontes no trecho, serviço que ainda está sendo executado. A obra é reivindicada há décadas pelos moradores das diversas comunidades da região do Iguape.

Quilombola e pescador, Edson da Conceição Falcão, 68 anos, disse que ficou emocionado. “Esta estrada de Santiago do Iguape, da Opalma até São Francisco do Paraguaçu, foi um sonho nosso há muitos anos. Desde que eu nasci, ouvi falar”. Ele informou que a recuperação é importante para a educação, para vender os produtos da roça e da pesca e para a saúde dos moradores. "Já perdemos companheiros porque não deu tempo de chegar ao hospital. Agora, em 30 minutos, estamos em Cachoeira ou em Santo Amaro".

Outra quilombola, Maria Tereza Ferreira, 73 anos, comemorou. “Antes, a gente aqui só pisava na lama. Agora, faz uma viagem sem pensar no que não presta, porque o carro só atolava e caía no barro. Está mais fácil de vender o que a gente tira na roça, podemos colocar no transporte”. Já a estudante Lucineide Costa, 17 anos, moradora de Opalma, não se atrasa mais para as aulas, depois da conclusão da obra. “Antes, era só buraco e lama. Agora a gente consegue pegar o ônibus e chegar a tempo da primeira aula”.

História

O governador Jaques Wagner disse que a recuperação da estrada é um grande passo para o desenvolvimento de toda a região, importante pra sua história. “Cachoeira foi a cidade pioneira no processo de independência da Bahia e do Brasil, lugar carregado de tradição e de história”. Wagner afirmou que outros benefícios chegarão, por meio do Governo do Estado. “Vamos instalar um posto policial em Iguape e conversar com as empresas de telefonia celular para a implantação de uma torre”.

O secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, afirmou que, de 2011 até agora, já são 1.955 quilômetros de estradas. Nos primeiros quatro anos, foram recuperados outros quatro mil quilômetros de rodovias. "Queremos ultrapassar os nove mil quilômetros de estradas recuperadas até o final de 2014. Outa meta é levar o asfalto a todas as sedes municipais do estado”.