A Secretaria da Educação do Estado da Bahia reúne educadores das escolas estaduais e professores universitários em um ‘Um Dia de Ciência’ para lançamento do livro ’Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura’. O encontro acontece nesta terça-feira (14), das 10 às 17h, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

A programação inclui uma mostra dos trabalhos premiados na Feira de Ciências da Bahia e um workshop sobre ensino de ciências, com professores universitários dos cursos de licenciatura em química, física, biologia e geografia das instituições públicas estaduais e federais de Ensino Superior da Bahia, formadoras de boa parte professores das escolas estaduais.

O momento mais esperado pelos participantes é a apresentação do livro, material que renova a metodologia de ensino e de aprendizagem dos conteúdos das ciências da natureza na educação básica, especialmente no que diz respeito à alfabetização científica e tecnológica dos estudantes.

Um exemplar do livro será distribuído a cada estudante da 5ª a 8ª série do ensino fundamental, em sua maioria com idades entre 10 e 14 anos. Os professores receberão também uma mídia digital, com conteúdos exclusivos relacionados ao território de identidade no qual atuam. Eles participarão de encontros de formação para orientar o uso do recurso em sala de aula.

Identidade baiana

Concebida pela secretaria, a obra traz uma combinação inédita de textos e imagens, associando conhecimentos de história, geografia, física, química e biologia que privilegiam aspectos do meio ambiente e da cultura da Bahia. A biodiversidade, a identidade e os grupos étnicos que caracterizam o Estado são alguns dos assuntos apresentados no livro.

Dentre outras situações, as abordagens contemplam noções de economia, patrimônios, cuidados com a saúde, ecossistemas, sustentabilidade, aquecimento global e história geológica do planeta. A escolha do conteúdo foi fundamentada em pesquisas realizadas junto ao meio acadêmico e outras secretarias de Governo da Bahia.

Os professores da rede estadual também atuaram como colaboradores, sugerindo temáticas de interesse comum, a exemplo do fenômeno da seca, recorrente em cidades do interior do estado e também características climáticas e preservação de espécies nativas.

Leitura interdisciplinar

A contextualização da aprendizagem ganha apoio de elementos da cartografia como imagens de satélite, mapas, gráficos, infográficos e ilustrações que enchem de cores e enriquecem a leitura interdisciplinar. O texto reconhece e valoriza as experiências do cotidiano, exaltando a consciência de que as vivências do aluno são a base para aprender, em acordo com as ideias de Anísio Teixeira.

O assessor especial para assuntos de currículo do órgão, Nildon Pitombo, enfatiza que “a sugestão dos conteúdos do novo livro é radicalmente diferente do programa convencional dos livros didáticos”. Para ele, o grande mérito da produção é a sua capacidade de motivar o estudo e de apresentar ao estudante a importância de compreender as ligações entre os fenômenos da natureza e os da cultura.

“Isso possibilita e estimula a construção de uma rede de saberes que explica acontecimentos cotidianos e aprofunda o cuidado com o meio ambiente, nosso patrimônio natural. É a essência de uma boa alfabetização científica”, conclui o assessor.

Conhecimento científico

A elaboração e distribuição do material integram as ações do Programa Todos pela Escola, que estabelece dez compromissos para melhorar o desempenho dos estudantes nas escolas estaduais. Esta ação está especialmente voltada para o cumprimento do compromisso número oito – inovar e diversificar os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e à cultura.