Com o objetivo de debater temas como a igualdade étnica e o combate ao racismo, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), em parceria com o Conselho Estadual de Associações e Comunidades Quilombolas, promove, de 25 a 30 deste mês, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no município de Seabra, na Chapada Diamantina, a Semana da Consciência Negra.

O evento, que integra a programação do Novembro Negro e contará com a participação de 300 representantes de comunidades quilombolas da Chapada Diamantina e de outros Territórios do Estado da Bahia, quer reforçar o interesse dos quilombolas na preservação do patrimônio material e imaterial, buscando a sustentabilidade das ações de caráter econômico, político, socioambiental e a consolidação de matrizes culturais.

A programação começa no dia 26, às 19h30, com a presença de várias autoridades e apresentação cultural. No dia 27, pela manhã, ocorrerá o encontro de lideranças quilombolas, apresentações culturais e debates de assuntos como Políticas públicas para as comunidades quilombolas e Acesso às políticas públicas e mostra de vídeos.

No dia 28, acontece o encontro de mulheres e debates de temas ligados à história e atualidade da Mulher Negra. No dia 29, é a vez do encontro com a juventude e diálogos sobre a Situação atual do Brasil e perspectivas para juventude quilombolas. Na manhã do dia 30, será lançado o livro Os Ecos Contraditórios do Turismo na Chapada Diamantina.

Segundo o coordenador do projeto Quilombolas da CAR, Antônio Fernando da Silva, o encontro é importante para que as comunidades se mobilizem e participem de uma celebração conjunta da identidade cultural.