A criação na Bahia de um pólo tecnológico na área da segurança pública foi o principal assunto debatido na manhã desta terça-feira (19) pelo secretário estadual da Segurança, Maurício Teles Barbosa, e representantes da Corporation Russian Technologies (Corporação de Tecnologias Russas), durante encontro realizado na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia.

Além do convite para capacitação de profissionais baianos para produção de sistemas de segurança, Matvey Voskoboynikov, um dos integrantes da empresa russa, apresentou produtos que poderão ser adquiridos pela SSP e utilizados durante a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014.

Aeronaves para monitoramento e combate a incêndios, veículos blindados e softwares de reconhecimento facial são alguns dos equipamentos que poderão ser usados brevemente pela polícia baiana. Maurício Barbosa ressaltou que, além da compra de tecnologia, o mais importante é que a Bahia aproveite a oportunidade e caminhe junto com a realidade internacional na confecção de sistemas de segurança pública. “Temos que ter profissionais treinados para criar novas ferramentas e que se adaptem às tecnologias adquiridas de empresas estrangeiras”.

O secretário enfatizou que R$ 140 milhões serão investidos no Centro Integrado de Gestão e Emergências (Cige) e que é pensamento da cúpula da SSP atrair instituições renomadas pela produção de tecnologias na área de segurança para a Bahia. “Queremos ser referência no país na criação de softwares e ferramentas para combater a violência”, afirmou Barbosa.

Após a reunião, o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional da SSP, Expedito Teixeira, fez uma apresentação para o grupo russo de como funcionará o Cige. Também participou do encontro Edmon Lucas, chefe de gabinete do governador Jaques Wagner.