O grupo Unidade All Star Crew, do Núcleo de Pluralidade Artística do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, se prepara para mostrar no Euro Battle Qualifier Brasil, um dos maiores festivais de dança de rua da América Latina, todo o gingado que os baianos têm. O evento será realizado neste fim de semana (30 e 31), em Brasília, e o vencedor vai disputar a final em Portugal.

A ansiedade já toma conta dos integrantes do grupo, formado por alunos e ex-alunos da Escola Parque, unidade da rede estadual de ensino. “Estamos muito felizes em poder representar a Bahia em uma competição como essa. Já fazíamos um trabalho aqui, e ter ele reconhecido por outros estados é gratificante. Afinal, o hip hop sofre muito preconceito, mas estamos muito motivados, nos preparando fisicamente e emocionalmente para toda esta pressão de concorrer com grupos tão qualificados”, disse o estudante Michelângelo Santos.

Motivação é o fator preponderante entre eles. Adriano Silva diz que vai dar o melhor de si para aproveitar esta oportunidade. “A escola nos deu total apoio, e está nos ajudando a chegar lá e mostrar do que somos capazes. Estamos muito contentes e empenhados para isso”.

Improvisação

São duas horas de ensaio por dia. Antes das apresentações, eles ainda fazem alongamento e articulam estratégias. O campeonato será realizado no estilo batalha de dança, quando dois grupos disputam ao mesmo tempo. Além das coreografias, o que vale mesmo é a improvisação e muita criatividade como explica o estudante Adriano Silva.

“Não adianta entrar na disputa se o corpo não acompanhar a música. Tem que sentir o ritmo, trazer a emoção. Não precisamos falar nada, a linguagem do hip hop é uma só, mesmo quando encontramos pessoas de outros lugares do mundo. A gente tem que mostrar tudo o que treinou, nossa expressão corporal”, enfatiza Jeomar Araújo.

Mais Educação

O Núcleo de Pluralidade Artística da Escola Parque está inserido no programa Mais Educação, que busca fomentar atividades educativas para melhorar o ambiente escolar. De acordo com a coordenadora do núcleo, Silvana Pereira, resultados como este dos garotos se tornam inspiração e servem de exemplo.

De acordo com ela, “a educação é feita pelo exemplo, e é isso que acontece aqui. Não é a primeira vez que os alunos da Escola Parque participam de eventos e competições internacionais, mostrando que o sistema educacional adotado funciona e inspira os alunos. Eles cursam um período a escola regular e no outro fazem atividades como estas, com o nosso apoio e supervisão”.