Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (10) no auditório da Diretoria de Apoio Logístico, no Centro Administrativo da Bahia, a Polícia Militar do Estado entregou os certificados aos participantes da primeira turma do Curso de Proteção de Autoridades (CPA). Com carga horária de 110 horas/aula, o curso capacitou 28 policiais militares em técnicas de segurança aproximada e proteção a autoridades.

Além dos concluintes, participaram do evento o comandante-geral da PM-BA, coronel Alfredo Castro, oficiais e familiares. Até o final de 2013, outras duas turmas do curso estão previstas.

Durante a cerimônia foram entregues os certificados de conclusão, além de homenagens aos três primeiros colocados do curso. O capitão Paulo César Luz Nunes ficou em primeiro lugar, seguido dos também capitães Alisson Rodrigues de Souza e Érica Patrícia Santos Silva. Também foram homenageados o chefe da Casa Militar do Governador, Rivaldo Ribeiro dos Santos, como colaborador emérito; o capitão Carlos José Maltez de Sant’Anna Filho, instrutor-chefe do curso; e o mestre em artes marciais mistas Yuri Carlton Simões, como amigo da turma.

Grandes eventos

De acordo com o coordenador do curso, tenente-coronel Maurício Costa, a qualificação prepara os policiais para proteger autoridades como secretários de estado, chefes de estado, embaixadores e até presidentes, além de missões em eventos internacionais como a Copa do Mundo. “Estamos às vésperas de grandes eventos internacionais e esse curso também se preocupou em capacitar estes profissionais, que serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos”.

Dividida em 10 disciplinas, a carga horária do curso incluiu aulas teóricas e práticas como escoltas, emergências, salvamento aquático, operações com aeronaves, defesa pessoal, armamento e tiro. “Tenho certeza que através desta instrução teremos homens em plenas condições para trabalho da polícia militar, estando preparados para proteger e socorrer”, afirmou o comandante-geral Alfredo Castro.