Na terceira palestra do ciclo Diálogos de Comunicação realizada nesta sexta-feira (12), no auditório Jutahy Magalhães da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, foi discutida a democratização do setor de comunicação. Os convidados foram o diretor de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Rodolfo Machado, a coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, e a deputada federal Luiza Erundina, integrante da Frente Parlamentar pelo Direito à Comunicação. O secretário de Comunicação Social do Estado, Robinson Almeida, mediou os debates.

De acordo com a deputada federal Luiza Erundina, a Frente Parlamentar pelo Direito à Comunicação, da Câmara Federal, reúne parlamentares e sociedade civil a fim de discutir o direito à comunicação, um novo marco regulatório para o setor e as mudanças nas regras de concessão de rádio e televisão.

“Há algum tempo as entidades de sociedade civil estão se mobilizando para democratizar os meios de comunicação e influenciar os governos no sentido de uma definição de uma política de comunicação, que acompanhe, inclusive, as novas tecnologias”, disse Erundina.

Na sua avaliação, “há uma enorme concentração de poder das outorgas, das concessões de rádio e de TV, concentrados em poucos grupos. Então, é preciso que se democratize esses meios, porque, sem isso, a sociedade não desenvolve o direito à comunicação”. 

No evento, foram destacados os avanços da Bahia para a democratização da comunicação. De acordo com os palestrantes, o estado foi pioneiro na implantação do Conselho de Comunicação Social. Segundo o secretário Robinson Almeida, o Conselho auxilia o Governo do Estado na elaboração de políticas públicas no setor, que permite o diálogo com empresários, sociedade civil e governos.

Debates

O secretário afirmou ainda que os debates promovidos em Salvador, por meio do ciclo Diálogos de Comunicação, são preparatórios para um novo momento – a realização do evento nas cidades do interior do estado.

O ciclo faz parte do conjunto de palestras e debates promovido pelo Conselho de Comunicação Social, com o objetivo de aprofundar a discussão de temas de interesse da sociedade, especialmente dos profissionais do jornalismo, publicidade e relações públicas.

A primeira palestra, no dia 10 de maio último, teve como tema a política de inclusão digital e banda larga. A segunda, no dia 7 de junho, abordou a produção, a difusão e o fortalecimento da circulação dos conteúdos audiovisuais. 

Publicada às 10h
Atualizada às 17h45