Está sendo articulada uma parceria entre os governos da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e de Israel. Numa reunião ocorrida esta semana, na Secti, a embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimón, sinalizou para a possibilidade de intercâmbio nas áreas acadêmica e empresarial.
Ela citou a atuação da base científica do seu país na área de agricultura irrigada e destacou que o desenvolvimento industrial de Israel é focado na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, apresentou programas da Secti, dentre eles o parque tecnológico TecnoVia, que poderá receber em Salvador empresas israelenses de base tecnológica prioritariamente nas áreas de biotecnologia, energia e tecnologia da informação (TI).
Ferreira afirmou também que a larga experiência de Israel na área de recursos hídricos poderia contribuir para a solução de problemas do semi-árido.
Na reunião, foi debatida ainda a possibilidade de transferência de tecnologia e cooperação técnica entre a Bahia e Israel. Outro assunto em destaque foi a Semana Internacional de Tecnologias de Água, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, em Tel Aviv, Israel.