Em homenagem à Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, que acontece até sexta-feira (17), o Instituto Mauá realiza a exposição Cachoeira em Festa, no auditório da sua sede do Pelourinho, que vai até o dia 24 deste mês, das 9 às 17h. Por meio do artesanato, religiosidade, tradição e da cultura da cidade, a mostra expressa manifestações como a procissão da Boa Morte, a lenda Barco de Exu, o samba-de-roda e a capoeira de Cachoeira.

Feitas em madeira, massa fria e carvão, as peças foram produzidas por oito artesãos de Cachoeira e fazem parte do acervo do Mauá. A exposição inclui exibição de documentários diariamente, com sessões às 10h e às 15h, que contam a história da Irmandade da Boa Morte, do candomblé e de Cachoeira. Complementam a mostra fotos da irmandade e dos locais históricos e o autêntico samba-de-roda do Recôncavo como som-ambiente do evento.

Trinta e dois alunos da turma de Turismo e Hotelaria do Projeto Adolescente Aprendiz do Consórcio Social da Juventude – programa do governo federal – já visitaram a exposição. O estudante Fabiano Santana, 16 anos, achou o tema da mostra interessante. “Pra gente, que vai lidar com o ramo do turismo, é importante conhecer sobre as cidades históricas”, disse.